Sábado, Julho 2, 2022
Sábado, Julho 2, 2022

Falta de iluminação no Mosteiro causa polémica na cidade

Data:

Partilhar artigo:

A cidade de Alcobaça foi surpreendida, nas últimas semanas, com a falta de iluminação noturna na zona envolvente ao Mosteiro de Santa Maria.

A cidade de Alcobaça foi surpreendida, nas últimas semanas, com a falta de iluminação noturna na zona envolvente ao Mosteiro de Santa Maria.

O assunto, entretanto, foi resolvido e não passava de uma avaria, que só foi detetada pela Câmara depois de ter sido apresentada uma reclamação nos serviços da autarquia pelo movimento Alcobaça em Andanças.

Nas últimas semanas, vários cidadãos expressaram-se contra a falta de luz exterior no monumento classificado como Património da Humanidade. Os responsáveis pelo Alcobaça em Andanças não calaram a revolta: “Não podemos estar indiferentes e em desacordo com o facto de o Mosteiro, o ícone máximo da nossa cidade, estar às escuras”.

A Direção-Geral do Património Cultural, contactada pelo REGIÃO DE CISTER, salientou que “a iluminação externa do edifício é da responsabilidade da Câmara de Alcobaça”. O que foi confirmado pela autarquia.

O vice-presidente Hermínio Rodrigues garante que a questão foi resolvida assim que a Câmara teve conhecimento da falha. “Recebemos uma reclamação de que não havia iluminação junto ao Mosteiro e de imediato os nossos funcionários tomaram conta da ocorrência. Tratou-se de uma avaria, que pode acontecer, e a iluminação ficou resposta dois dias depois”.

“Deixo um apelo às pessoas para que, quando se aperceberem que a iluminação está desligada, avisarem a Câmara para ser corrigidas as avarias”, afirmou o autarca.

Entretanto, a Câmara diz já ter recebido o parecer final por parte da DGPC para avançar com o projeto de reformulação da iluminação do centro histórico e da zona fronteiriça ao Mosteiro, que consiste na mudança da iluminação para LED, num investimento de 178 mil euros, que resulta de uma candidatura feita ao Turismo de Portugal.

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Aluno da Escola D. Pedro I conquistou 1.º prémio nas Olimpíadas da Cultura Clássica

António Maria Jorge, aluno da Escola Básica 2,3 D. Pedro I de Alcobaça, ganhou o 1.º prémio nas...

Futsal: Uma década de “ouro” coroada com o 25.º título

O Sporting revalidou o título nacional, no passado sábado, depois de vencer o Benfica (4-3) no terceiro jogo...

Vai uma “jogatana” de padel?

Pode parecer estranho, mas esta história sobre o padel começa a ser contada por um treinador de... futsal....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!