Terça-feira, Março 19, 2024
Terça-feira, Março 19, 2024

Nazaré quer reavaliação das quotas de sardinha

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré pediu a reavaliação do estudo que recomenda a redução da captura da sardinha em águas ibéricas para 1.587 toneladas, no próximo ano.

A Câmara da Nazaré pediu a reavaliação do estudo que recomenda a redução da captura da sardinha em águas ibéricas para 1.587 toneladas, no próximo ano.

A autarquia considera que os valores são “insuficientes”, visto que se trata de “um décimo do permitido este ano (16.000 toneladas), e que já tinha sido considerado escasso pelos pescadores”.

Região de Cister - Assine Já!

Na proposta a enviar ao Ministério da Agricultura e do Mar, o executivo refere que “está colocado um grande problema ao setor pela redução drástica do volume de capturas e pelos períodos de paragem que afetam os armadores, e principalmente os pescadores”.

A autarquia recorda os “esforços assegurados por armadores e pescadores decorrentes da implementação do Plano de Ação da Pesca da Sardinha (2012-2015), com o objetivo de assegurar a sustentabilidade do recurso”, reforçando que “a realidade e as dificuldades dos profissionais são contrárias à propaganda que o Governo faz em relação à economia do mar”.

A reavaliação dos dados que fundamentam a recomendação de redução das capturas da sardinha, a necessidade de informar e esclarecer os pescadores e armadores, a necessidade da Comissão de Acompanhamento da Sardinha incluir os profissionais do setor, a agilização rápida do Fundo Europeu de Assuntos Marítimos e das Pescas, bem como as condições de igualdade de acesso aos recursos de pesca, são alguns dos pontos que a Câmara destaca no documento.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cistermúsica eleito melhor festival de pequeno formato nos Iberian Festival Awards

O Cistermúsica foi reconhecido como o melhor festival de pequeno formato nos Iberian Festival Awards, cujos prémios foram...

Tiago Santos em 43.º na estreia como profissional

O barriense Tiago Santos (Continental Q36.5) estreou-se profissionalmente numa prova continental, na Croácia, ao conquistar, na semana passada,...

Mosteiro de Alcobaça acolhe vigília da misericórdia

O Mosteiro de Alcobaça vai acolher uma de três "vigílias da misericórdia" que se vão realizar no próximo...

José Rafael será orador do TALKFEST 2024

José Rafael, vice-presidente da ABA - Banda de Alcobaça Associação de Artes, é um dos oradores do TALKFEST...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!