Domingo, Novembro 27, 2022
Domingo, Novembro 27, 2022

Nazaré quer reavaliação das quotas de sardinha

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré pediu a reavaliação do estudo que recomenda a redução da captura da sardinha em águas ibéricas para 1.587 toneladas, no próximo ano.

A Câmara da Nazaré pediu a reavaliação do estudo que recomenda a redução da captura da sardinha em águas ibéricas para 1.587 toneladas, no próximo ano.

A autarquia considera que os valores são “insuficientes”, visto que se trata de “um décimo do permitido este ano (16.000 toneladas), e que já tinha sido considerado escasso pelos pescadores”.

Região de Cister - Assine já!

Na proposta a enviar ao Ministério da Agricultura e do Mar, o executivo refere que “está colocado um grande problema ao setor pela redução drástica do volume de capturas e pelos períodos de paragem que afetam os armadores, e principalmente os pescadores”.

A autarquia recorda os “esforços assegurados por armadores e pescadores decorrentes da implementação do Plano de Ação da Pesca da Sardinha (2012-2015), com o objetivo de assegurar a sustentabilidade do recurso”, reforçando que “a realidade e as dificuldades dos profissionais são contrárias à propaganda que o Governo faz em relação à economia do mar”.

A reavaliação dos dados que fundamentam a recomendação de redução das capturas da sardinha, a necessidade de informar e esclarecer os pescadores e armadores, a necessidade da Comissão de Acompanhamento da Sardinha incluir os profissionais do setor, a agilização rápida do Fundo Europeu de Assuntos Marítimos e das Pescas, bem como as condições de igualdade de acesso aos recursos de pesca, são alguns dos pontos que a Câmara destaca no documento.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hélder Roque assume direção clínica das clínicas do Grupo H Saúde

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, da Policlínica Central da Benedita e...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou...

Degustação de vinhos e sabores locais apreciada por 1 milhar de pessoas no Vimeiro

A “I Degustação de vinhos e sabores da terra”, evento promovido pelo Círculo de Arte, Cultura e Desporto...

Ana Pagará reconduzida como diretora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Pagará foi reconduzida no cargo de diretora do Mosteiro de Alcobaça, para uma comissão de serviço de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!