Quinta-feira, Julho 7, 2022
Quinta-feira, Julho 7, 2022

Nazaré quer reavaliação das quotas de sardinha

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré pediu a reavaliação do estudo que recomenda a redução da captura da sardinha em águas ibéricas para 1.587 toneladas, no próximo ano.

A Câmara da Nazaré pediu a reavaliação do estudo que recomenda a redução da captura da sardinha em águas ibéricas para 1.587 toneladas, no próximo ano.

A autarquia considera que os valores são “insuficientes”, visto que se trata de “um décimo do permitido este ano (16.000 toneladas), e que já tinha sido considerado escasso pelos pescadores”.

Na proposta a enviar ao Ministério da Agricultura e do Mar, o executivo refere que “está colocado um grande problema ao setor pela redução drástica do volume de capturas e pelos períodos de paragem que afetam os armadores, e principalmente os pescadores”.

A autarquia recorda os “esforços assegurados por armadores e pescadores decorrentes da implementação do Plano de Ação da Pesca da Sardinha (2012-2015), com o objetivo de assegurar a sustentabilidade do recurso”, reforçando que “a realidade e as dificuldades dos profissionais são contrárias à propaganda que o Governo faz em relação à economia do mar”.

A reavaliação dos dados que fundamentam a recomendação de redução das capturas da sardinha, a necessidade de informar e esclarecer os pescadores e armadores, a necessidade da Comissão de Acompanhamento da Sardinha incluir os profissionais do setor, a agilização rápida do Fundo Europeu de Assuntos Marítimos e das Pescas, bem como as condições de igualdade de acesso aos recursos de pesca, são alguns dos pontos que a Câmara destaca no documento.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Central-periférica abre portas em Alcobaça a artistas em situação de risco

Um dos edifícios do centro histórico de Alcobaça está a dar “teto” a artistas internacionais. É ali, mais...

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!