Domingo, Janeiro 11, 2026
Domingo, Janeiro 11, 2026

Souto de Moura projeta hotel de luxo no Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

O Grupo Visabeira selecionou o arquiteto Eduardo Souto de Moura para idealizar o projeto do hotel de luxo no Mosteiro de Alcobaça. A informação foi avançada, esta quarta-feira, pelo presidente da Câmara de Alcobaça, em conferência de imprensa.

O Grupo Visabeira selecionou o arquiteto Eduardo Souto de Moura para idealizar o projeto do hotel de luxo no Mosteiro de Alcobaça. A informação foi avançada, esta quarta-feira, pelo presidente da Câmara de Alcobaça, em conferência de imprensa.

“O arquiteto já esteve em Alcobaça, há cerca de um mês, para fazer uma avaliação técnica, e deverá nos próximos tempos estar ainda mais presente, para fazer o levantamento e o trabalho correspondente de finalização do ante-pojeto e depois do projeto final”, adiantou. 

Região de Cister - Assine Já!

O ante-projeto terá de ser apresentado até fevereiro do próximo ano, sendo depois analisado por um júri, constituído pela Direção-Geral do Património, Direção-Geral do Tesouro e Câmara de Alcobaça, para avaliar a qualidade técnica. Com a aprovação do ante-projeto, será adjudicada a concessão ao grupo sediado em Viseu (http://www.regiaodecister.pt/pt/noticias/visabeira-passa-segunda-fase-do-concurso-para-o-hotel-no-mosteiro), que terá mais um ano para finalizar o projeto. 

Segundo o autarca, que acompanhou o arquiteto na visita técnica ao Claustro do Rachadouro, Eduardo Souto Moura classificou o espaço de “extraordinário”, confessando ser um “um grande desafio arquitetónico”. “Esta contratação garante que o projeto vai ser de altíssima qualidade e de um grande nível arquitectónico, garantindo um turismo específico“, argumentou Paulo Inácio.

Eduardo Souta de Moura conquistou o prémio Pritzker 2011, o maior galardão mundial na área da arquitetura. Entre as suas obras mais conhecidas, destacam-se, além do Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias em Cascais, a Casa das Artes no Porto, a Estação de Metro da Trindade, o Centro de Arte Contemporânea de Bragança, o Hotel do Bom Sucesso em Óbidos ou o Crematório de Kortrijk (Bélgica).

AD Footer

Artigos Relacionados

Um capítulo que chega ao fim

Querido REGIÃO DE CISTER, Chegou o momento de me despedir de ti. Em quase 13 anos escrevi de tudo:...

É “fácil de entender” quando a música integra e aproxima

Há sonhos que não precisam de grandes palcos. Às vezes, bastam uma caixa de óculos a servir de...

Encontrado corpo de jovem desaparecido na Nazaré

O corpo de Maycon Douglas, jovem de 26 anos que se encontrava desaparecido desde a madrugada de 31...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!