Segunda-feira, Agosto 3, 2026
Segunda-feira, Agosto 3, 2026

Joana Raimundo conta histórias através de ilustrações

Data:

Partilhar artigo:

O nome artístico Joana Ray nasceu quase por acaso, quando precisou de escolher um pseudónimo para publicar uma ilustração numa fanzine. O mesmo não se pode dizer da ilustração que Joana Raimundo cria.

O nome artístico Joana Ray nasceu quase por acaso, quando precisou de escolher um pseudónimo para publicar uma ilustração numa fanzine. O mesmo não se pode dizer da ilustração que Joana Raimundo cria. Essas “podem demorar horas” a fazer, desde a fase de projeção da ideia, passando pelo estudo da ilustração e terminando na execução do desenho propriamente dito. Não é um trabalho “que se faça em cinco minutos” mas, lá está, “nenhum o é”.

O gosto pelo desenho e pela ilustração surgiu, também, como algo natural. Apesar de Joana Raimundo nunca ter “alimentado” a paixão pela arte, a verdade é que uma série de desenhos animados japonesa e os livros de banda desenhada “A Turma da Mónica” a levaram a praticar “dia e noite”. Durante a vida escolar, a ilustradora desenhava, até “altas horas da noite”, as personagens da série. Daí que o ingresso no curso de Artes no secundário “tenha parecido um percurso natural”.

Região de Cister - Assine Já!

A indecisão chegou, mais tarde, com a faculdade. Se, por um lado, a paixão era a ilustração, as poucas oportunidades de emprego apontaram para a escolha do curso de Novas Tecnologias de Comunicação. Hoje, Joana Raimundo trabalha numa empresa de web design, mas não põe de lado o lápis e a caneta. 

A ilustradora tem construído um grande portefólio ao longo dos anos. Recentemente, Joana Raimundo tem colaborado com as Edições Escafandro, na publicação de livros de aventura de Nuno Matos Valente e infantil “Não é justo, Alice!”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Centro Cénico da Cela celebra 42.º aniversário com festival de folclore

No âmbito das comemorações do 42.º aniversário, o Grupo Folclórico do Centro Cénico da Cela promove este sábado,...

Confraria do Frango na Púcara apresentou o primeiro caderno no Ceeria

A Confraria do Frango na Púcara apresentou, no passado sábado, o primeiro número dos “Cadernos do Frango na...

Bombeiros angariam mais de 20 mil euros no âmbito do peditório de Natal

O tradicional Peditório de Natal promovido pelos Bombeiros de São Martinho do Porto permitiu angariar quase 20,5 mil...

Agosto motiva um verão repleto de atividades para todas as idades na freguesia de São Martinho do Porto

O mês de agosto promete diversas atividades em São Martinho do Porto, com uma programação dedicada à cultura,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!