Sábado, Agosto 13, 2022
Sábado, Agosto 13, 2022

Joana Raimundo conta histórias através de ilustrações

Data:

Partilhar artigo:

O nome artístico Joana Ray nasceu quase por acaso, quando precisou de escolher um pseudónimo para publicar uma ilustração numa fanzine. O mesmo não se pode dizer da ilustração que Joana Raimundo cria.

O nome artístico Joana Ray nasceu quase por acaso, quando precisou de escolher um pseudónimo para publicar uma ilustração numa fanzine. O mesmo não se pode dizer da ilustração que Joana Raimundo cria. Essas “podem demorar horas” a fazer, desde a fase de projeção da ideia, passando pelo estudo da ilustração e terminando na execução do desenho propriamente dito. Não é um trabalho “que se faça em cinco minutos” mas, lá está, “nenhum o é”.

O gosto pelo desenho e pela ilustração surgiu, também, como algo natural. Apesar de Joana Raimundo nunca ter “alimentado” a paixão pela arte, a verdade é que uma série de desenhos animados japonesa e os livros de banda desenhada “A Turma da Mónica” a levaram a praticar “dia e noite”. Durante a vida escolar, a ilustradora desenhava, até “altas horas da noite”, as personagens da série. Daí que o ingresso no curso de Artes no secundário “tenha parecido um percurso natural”.

A indecisão chegou, mais tarde, com a faculdade. Se, por um lado, a paixão era a ilustração, as poucas oportunidades de emprego apontaram para a escolha do curso de Novas Tecnologias de Comunicação. Hoje, Joana Raimundo trabalha numa empresa de web design, mas não põe de lado o lápis e a caneta. 

A ilustradora tem construído um grande portefólio ao longo dos anos. Recentemente, Joana Raimundo tem colaborado com as Edições Escafandro, na publicação de livros de aventura de Nuno Matos Valente e infantil “Não é justo, Alice!”.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Quartel dos Bombeiros de Alcobaça equipado com telhado novo

Prosseguem a bom ritmo as obras de melhoramento do quartel dos Bombeiros de Alcobaça que recebeu, nas últimas...

Futsal: Ribaria volta a disputar a Divisão de Honra

A Ribafria está de regresso à Divisão de Honra distrital na próxima temporada. Os tefes foram convidados a...

Igreja da Cruz da Légua e Moitalina volta a celebrar eucaristia após intervenção

A Igreja da Cruz da Légua e Moitalina voltou a receber a celebração da eucaristia após a conclusão...

Festival do Caracol levou mais de 1.500 pessoas ao quartel dos Bombeiros de São Martinho do Porto

A 9.ª edição do Festival do Caracol, organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Martinho do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!