Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Epadrc estreia nova biblioteca

Data:

Partilhar artigo:

É oficial: a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) já tem biblioteca.

É oficial: a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) já tem biblioteca. Desde o final do mês passado que os alunos contam com um espaço reservado à leitura, estudo e pesquisa, albergando também, entre outros, as dezenas de livros centenários e documentos históricos, que estavam dispersos em espaços polivalentes da escola profissional.

Paula Malojo, professora de Português, é a responsável pela biblioteca, que em conjunto com uma funcionária, tem como responsabilidades a gestão do espaço, a classificação dos livros segundo as regras universais, a catalogação dos mesmos na plataforma online, bem como a promoção de eventos no novo espaço.

Região de Cister - Assine Já!

Até à data as exigências do Ministério da Educação, para efeitos de apresentação da candidatura à integração na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), não eram compatíveis com os recursos disponíveis. Situação que foi alterada no presente ano letivo, com a redução da área exigida à biblioteca, permitindo à Direção da escola a apresentação da candidatura e a abertura, esta semana, da sala 2 do edifício principal como biblioteca oficial da Epadrc.

Sem espaço próprio, a biblioteca integrava já, informalmente, a Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, mas a integração na RBE possibilita financiamento e enriquecimento do fundo documental. 
“Atualmente trabalha-se na sensibilização dos alunos: não só para saberem as normas de funcionamento, mas também as vantagens de frequentar a biblioteca”, explica a professora. 
O acesso a todas as bibliotecas do concelho e à Biblioteca da Universidade de Coimbra é apenas uma das muitas mais-valias da integração na RBE. 

A funcionar há duas semanas, a biblioteca da Epadrc já registou o empréstimo de mais de dez livros e uma sessão de apresentação de um livro. Consta ainda do plano de atividades uma exposição sobre Fernando Pessoa e um concurso de escrita, a propósito do Dia de São Valentim, comemorado a 14 de fevereiro. Está ainda na gaveta de ideias a criação de um núcleo dedicado a Vieira Natividade, com todas as publicações do alcobacense focadas na agricultura. Por enquanto, missão cumprida! 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

NAZA SUMMIT EDU’24 debateu “era digital” com olhos postos no futuro

Foi a primeira vez que a comunidade educativa do concelho da Nazaré esteve reunida num evento único em...

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!