Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Socem investe 3,7 milhões

Data:

Partilhar artigo:

A Socem ITS, sediada na Martingança, viu aprovado um investimento de 3,7 milhões de euros, no âmbito do concurso a fundos comunitários “Portugal 2020”.

A Socem ITS, sediada na Martingança, viu aprovado um investimento de 3,7 milhões de euros, no âmbito do concurso a fundos comunitários “Portugal 2020”. Este investimento pressupõe a aquisição de novos equipamentos e de novas tecnologias para a empresa, entre eles células de produção, que permitirão ao grupo da Martingança ganhar capacidade de produção.

Luís Febra, proprietário do grupo, explica que o projeto ajudará a reforçar as suas competências junto da indústria automóvel, nomeadamente na área da iluminação, “extremamente exigente”, e que obriga as empresas fornecedoras e dotar-se de “tecnologias de fabrico mais evoluídas”.

O grupo já trabalha para este segmento, mas com o investimento em curso poderá “ganhar dimensão”.

Além da aquisição de novos equipamentos, o projeto, que deverá estar concluído em meados de 2017, contempla a remodelação de layout e a contratação de pessoal com qualificação superior.

O administrador da Socem diz que vai criar, pelo menos, 15 postos de trabalho. O investimento vai ter “efeitos transversais” em todo o grupo, que conta atualmente com oito empresas de engenharia e fabrico de moldes e plásticos, alargando assim a sua capacidade geral.

“Estamos a preparar o futuro”, revela o empresário, revelando a preparação de projetos a cinco anos que têm em vista o crescimento do grupo. “As empresas portuguesas são ágeis e dinâmicas, mas pequenas. Precisamos de ganhar dimensão para atuar no mercado internacional”.

Numa conferência recente em Leiria, Luís Febra disse que “quando se fala em internacionalização, ter dimensão crítica é fundamental”. E exemplificou: “temos um cliente que nos compra um montante que é dez vezes a nossa faturação”.No ano passado, o volume de negócios consolidado do grupo foi de 43 milhões de euros, um crescimento de quase 20% face a 2014. “Esperamos continuar a crescer em 2016”.
Parte significativa daquele resultado vem dos mercados externos. “Todos os anos acrescentamos cinco milhões de euros às exportações”. Nos últimos cinco anos a Socem investiu 12 milhões de euros, vindos de apoios e fundos comunitários.

A Socem conta, atualmente, com 370 pessoas, 137 das quais admitidas nos dois últimos anos. Luís Febra frisa que uma das apostas do grupo é a sua formação.

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Central-periférica abre portas em Alcobaça a artistas em situação de risco

Um dos edifícios do centro histórico de Alcobaça está a dar “teto” a artistas internacionais. É ali, mais...

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!