Quarta-feira, Julho 2, 2025
Quarta-feira, Julho 2, 2025

João Botelho trouxe cinema à Semana Cultural do Externato

Data:

Partilhar artigo:

Cineasta, realizador, designer gráfico e projetista… Quantas profissões cabem num só homem? João Botelho já foi todas elas.

Cineasta, realizador, designer gráfico e projetista… Quantas profissões cabem num só homem? João Botelho já foi todas elas. “Há que fazer o que se gosta e eu sinto necessidade de fazer cinema”, declarou o cineasta, que marcou presença na Semana Cultural do Externato Cooperativo da Benedita (ECB), na quarta-feira da semana passada, para falar da proclamada “sétima arte”.

No entanto, o realizador de películas como “Os Maias”, atestou que “o cinema não é uma arte”, esclarecendo que “se rouba sempre das outras artes, por isso [o cinema] não tem a grandeza da pintura ou da música, por exemplo”. Daí que considere que a “aprendizagem pela leitura é fundamental”, ideia que reforça ao longo da conversa com os alunos do ECB. “No cinema o que é verdade é o texto e não o resto, sendo que tudo é construído por ele”.

Região de Cister - Assine já!

João Botelho admite que “nunca pensou” fazer dos filmes vida, tendo começado “por vício, como há o tabaco, a bebida ou as drogas”… e a dependência deste vulto do cinema era consumir, por vezes, seis filmes por dia. Hoje, é com pena que constata que “há uma terrível capacidade de abstração”, sendo que o “cinema espetáculo ganhou ao cinema pensamento”.

A Semana Cultural do ECB decorreu durante cinco dias, convidando alunos, professores e comunidade a usufruir das diversas atividades e visitar a XVI Feira do Livro.

Aquando da inauguração da iniciativa, o diretor do ECB, Nuno Rosa, sublinhou o “dinamismo e atividade” da escola, enquanto o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, considerou que esta iniciativa cultural “mais do que justifica o apoio financeiro e logístico por parte da autarquia”, recordando também a “enorme importância do livro na educação e no bem-estar” das pessoas.

Já a vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, elogiou o evento como “o mais importante marco cultural da região” organizado por uma escola, devendo “servir como caso exemplar”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!