Segunda-feira, Abril 27, 2026
Segunda-feira, Abril 27, 2026

Movimento Escola Moderna pode avançar em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

É oficial. O Movimento Escola Moderna (MEM), que tem sido promovido pela Fundação Vida Nova junto de encarregados de educação e de agrupamentos escolares para que seja uma hipótese diferenciadora na educação do concelho, deu vida ao Movimento Alcobacense pela Educação na Comunidade, que foi apresentado no passado sábado, na Biblioteca Municipal de Alcobaça.

É oficial. O Movimento Escola Moderna (MEM), que tem sido promovido pela Fundação Vida Nova junto de encarregados de educação e de agrupamentos escolares para que seja uma hipótese diferenciadora na educação do concelho, deu vida ao Movimento Alcobacense pela Educação na Comunidade, que foi apresentado no passado sábado, na Biblioteca Municipal de Alcobaça.

Na sessão de esclarecimento acerca deste modelo educacional, o professor Luís Mestre, organizador do MEM em Lisboa e que trabalha nesta área há 15 anos, dissipou as dúvidas através de uma mostra de documentação relativa ao assunto, em que se ressalvava a independência das crianças neste contexto de aula.

Região de Cister - Assine já!

“Nestes moldes o erro é um exemplo, tal como a cooperação”, explicou Luís Mestre, acrescentando que “há, efetivamente, crianças felizes e que apontam para uma ótima saúde mental, autonomia e motivação, já que ir para a escola não representa uma obrigação mas sim um gosto”.

Na sessão foram exibidos vídeos, slides com documentos avaliativos do progresso dos educandos e dados exemplos de como, nestes moldes, é possível educar uma criança dentro das bases da criatividade, autonomia e cooperação.

Gaspar Vaz, diretor do Agrupamento de Escolas de Cister, considerou que “se pode chegar a um fim com vários métodos e não apenas com um”, frisando que “há uma grande hipótese de integrar este modelo em Alcobaça já no próximo ano letivo”.

Na mesa moderada por Dulce Alves, do REGIÃO DE CISTER, esteve presente Ana Reis, em representação da Fundação Vida Nova, João Araújo, um dos impulsionadores iniciais deste projeto, e uma representante da Associação de Pais do Centro Escolar de Alcobaça, Catarina Melo, que apoiou a iniciativa, adiantando que o modelo “suscitou o interesse dos encarregados de educação”.

“Finalmente a comunidade começa a discutir a educação”, ouviu-se da plateia nos momentos finais do evento, onde se escreveu mais uma linha do futuro educacional do concelho.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol de praia: Portugal conquista Taça da Europa sub-20 com nove atletas da região

A Seleção Nacional de sub-20 conquistou, este domingo, a edição de estreia da Taça da Europa depois de...

Hóquei: Leonor Coelho conquista Taça de Portugal pelo Benfica

Leonor Coelho ajudou o Benfica a conquistar a 12.ª Taça de Portugal consecutiva. Este domingo, as águias derrotaram...

Regulamento da taxa turística da Nazaré aprovado em votação inédita com dois eleitos

A proposta de alteração ao regulamento da futura taxa turística da Nazaré foi aprovada na reunião de Câmara...

Projeto “Vamos à Praça” quer devolver fulgor ao Mercado

Depois de anos de falta de investimento no Mercado Municipal da Nazaré, e depois dos danos provocados pela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!