Sábado, Julho 27, 2024
Sábado, Julho 27, 2024

Observatório Social de Alcobaça permite desenhar perfil concelhio

Data:

Partilhar artigo:

Há agora um lugar na internet onde pode saber mais acerca do concelho de Alcobaça. Seja uma questão territorial, demográfica ou económica, é muito provável que encontre resposta sobre essas e outras áreas, afetas ao concelho, no Observatório Social.

Há agora um lugar na internet onde pode saber mais acerca do concelho de Alcobaça. Seja uma questão territorial, demográfica ou económica, é muito provável que encontre resposta sobre essas e outras áreas, afetas ao concelho, no Observatório Social.

Trata-se de uma ferramenta inovadora que permite desenhar um perfil dos habitantes do concelho, com recurso a dados estatísticos fornecidos por várias entidades competentes, como é o caso do Instituto Nacional de Estatística, do Instituto do Emprego e Formação Profissional e do Instituto da Segurança Social. O projeto foi dado a conhecer na passada terça-feira, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, pelo presidente da Câmara de Alcobaça. “O que se pretende é uma mostra real e não apenas o que há de bom no concelho”, reforça Paulo Inácio.

Região de Cister - Assine Já!

Com o auxílio desta plataforma é possível definir estratégias, com acesso a dados reais e frequentemente atualizados. As informações vão sendo atualizados à medida que se tornem oficiais, daí que seja necessária “uma busca incessante de dados, para uma frequente atualização”, reforça o presidente da Câmara.

As atualizações devem ser realizadas trimestralmente, “para já”. Além de gráficos, diagramas e estudos online, é também possível descarregar documentos, para posterior análise. Toda a informação recolhida ajuda, também, a desmitificar questões que têm tomado o senso comum, como é o caso da população envelhecida que povoa o concelho, e o crescimento demográfico, que se considera reduzido.

Foram destacados dados concretos que demonstram, por exemplo, uma evolução demográfica positiva do concelho entre 1941 e 2011, uma diminuição do desemprego, registado no Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre 2012 e 2015, um saldo positivo, mais de 7 milhões de euros da Balança Comercial do concelho de Alcobaça em dezembro de 2015, ou ainda um saldo positivo entre a constituição e dissolução de empresas no ano transato.

O autarca traçou ainda novos objetivos para o Observatório Social: “Em 2017 estará disponível informação sobre a atividade da própria Câmara, na perspetiva de demonstrar e garantir total transparência do trabalho desenvolvido pela autarquia”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

João Simões regressa ao ativo e vai comandar o Sp. Marinhense

Mais de dois anos depois de se ter despedido do HC Turquel, o técnico João Simões está de...

A olímpica made in “Cister”

“Melhorar o resultado de Tóquio”. Esta foi a meta que a alcobacense traçou na antecâmara dos Jogos Olímpicos,...

“É um orgulho para a freguesia estar no mapa do futsal nacional”

Fundada em 2016, a secção de futsal do Centro Social de Évora está, pela primeira vez, nos campeonatos...

António Zambujo dá concerto em Alcobaça

António Zambujo sobe ao palco do Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, em Alcobaça, no dia 28 de setembro, às...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!