Quinta-feira, Julho 17, 2025
Quinta-feira, Julho 17, 2025

Observatório Social de Alcobaça permite desenhar perfil concelhio

Data:

Partilhar artigo:

Há agora um lugar na internet onde pode saber mais acerca do concelho de Alcobaça. Seja uma questão territorial, demográfica ou económica, é muito provável que encontre resposta sobre essas e outras áreas, afetas ao concelho, no Observatório Social.

Há agora um lugar na internet onde pode saber mais acerca do concelho de Alcobaça. Seja uma questão territorial, demográfica ou económica, é muito provável que encontre resposta sobre essas e outras áreas, afetas ao concelho, no Observatório Social.

Trata-se de uma ferramenta inovadora que permite desenhar um perfil dos habitantes do concelho, com recurso a dados estatísticos fornecidos por várias entidades competentes, como é o caso do Instituto Nacional de Estatística, do Instituto do Emprego e Formação Profissional e do Instituto da Segurança Social. O projeto foi dado a conhecer na passada terça-feira, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, pelo presidente da Câmara de Alcobaça. “O que se pretende é uma mostra real e não apenas o que há de bom no concelho”, reforça Paulo Inácio.

Região de Cister - Assine Já!

Com o auxílio desta plataforma é possível definir estratégias, com acesso a dados reais e frequentemente atualizados. As informações vão sendo atualizados à medida que se tornem oficiais, daí que seja necessária “uma busca incessante de dados, para uma frequente atualização”, reforça o presidente da Câmara.

As atualizações devem ser realizadas trimestralmente, “para já”. Além de gráficos, diagramas e estudos online, é também possível descarregar documentos, para posterior análise. Toda a informação recolhida ajuda, também, a desmitificar questões que têm tomado o senso comum, como é o caso da população envelhecida que povoa o concelho, e o crescimento demográfico, que se considera reduzido.

Foram destacados dados concretos que demonstram, por exemplo, uma evolução demográfica positiva do concelho entre 1941 e 2011, uma diminuição do desemprego, registado no Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre 2012 e 2015, um saldo positivo, mais de 7 milhões de euros da Balança Comercial do concelho de Alcobaça em dezembro de 2015, ou ainda um saldo positivo entre a constituição e dissolução de empresas no ano transato.

O autarca traçou ainda novos objetivos para o Observatório Social: “Em 2017 estará disponível informação sobre a atividade da própria Câmara, na perspetiva de demonstrar e garantir total transparência do trabalho desenvolvido pela autarquia”.

 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!