Sábado, Maio 10, 2025
Sábado, Maio 10, 2025

Regadio da Cela motivou visita de Teresa Morais

Data:

Partilhar artigo:

A deputada do Partido Social Democrata (PSD) eleita pelo círculo de Leiria, Teresa Morais, visitou esta segunda-feira o edifício sede da Associação de Regantes e Beneficiários da Cela para reunir com o presidente da associação para debater o futuro e o ponto de situação do regadio.

A deputada do Partido Social Democrata (PSD) eleita pelo círculo de Leiria, Teresa Morais, visitou esta segunda-feira o edifício sede da Associação de Regantes e Beneficiários da Cela para reunir com o presidente da associação para debater o futuro e o ponto de situação do regadio.

A visita começou com uma reunião, também participada por Margarida Balseiro Lopes, deputada do PSD, em que o presidente da associação, Carlos Malhó, garantiu “que há pessoas interessadas em comprar terras nesta zona, para fazerem produção de hortofrutícolas e não o fazem enquanto não tiverem a garantia de que vai existir a obra no regadio”. Por sua vez, Teresa Morais considerou que “a demora no arranque deste projeto está a retardar também o desenvolvimento económico da região e nem o concelho de Alcobaça, nem o país, se podem dar ao luxo de ter projetos, com o financiamento de fundos comunitários, sem avançar”.

Região de Cister - Assine Já!

Neste momento, a associação conta com mais de 400 agricultores e pelo menos o mesmo número de hectares, dedicados maioritariamente à produção de hortofrutícolas. “Tudo isto podia melhorar se o regadio tivesse outras condições, já que estamos a falar de um sistema muito antiquado que durante muitos anos os agricultores esperaram que fosse melhorado”, aponta Teresa Morais. Em 2010, o sistema “chegou a ter uma candidatura aprovada pelo Programa de Desenvolvimento Rural, que depois não teve sucesso devido à falta de meios financeiros suficientes”, lembra.

Entretanto, a então ministra da Agricultura, Assunção Cristas, anunciou durante a conferência pública Made in Cister:Fruticultura, organizada pelo REGIÃO DE CISTER em setembro do ano passado, a formalização da candidatura do regadio da Cela a fundos comunitários, num projeto avaliado em 10 milhões de euros. “Passaram-se vários meses e não há notícias de uma possível intervenção”, sublinha Teresa Morais.

O presidente da Associação de Regantes e Beneficiários da Cela avisou que “o sistema atual está a ficar incomportável, devido ao facto de estar cheio de ruturas e os agricultores se queixarem cada vez mais de que a água não chega às suas parcelas.” “Se for uma resposta for negativa não sei se conseguirei continuar à frente desta casa porque não consigo gerir nestas condições com os meus colegas”, lamentou.

AD Footer

Artigos Relacionados

AlcobaçaHub recebe novo TeSP no próximo ano letivo

Alcobaça vai acolher, já no próximo ano letivo (2025/2026), um novo Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Inovação...

Nazaré melhora projeto de valorização do peixe seco

A Nazaré garantiu financiamento para o projeto “Herança do Mar e do Sabor: Tradição com Sabor a Futuro”,...

Festival da Terra regressa à Lagoa de Pataias em junho

O Festival da Terra está de regresso à Lagoa de Pataias no próximo mês, de 27 a 29...

Acordeonistas (re)encontram-se em Alcobaça

A partir deste sábado, reúnem-se em Alcobaça alguns dos mais conceituados e talentosos acordeonistas do mundo para mais...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!