A empreitada da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) da Benedita vai arrancar na próxima semana, devendo estar as obras concluídas em meados de 2018.
A empreitada da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) da Benedita vai arrancar na próxima semana, devendo estar as obras concluídas em meados de 2018.
A garantia foi dada pelo presidente da Câmara de Alcobaça, considerando ser “um projeto muito ambicionado que pretende dar toda a dignidade na prestação de cuidados de saúde primários aos Beneditenses, bem como o primeiro passo no sentido da requalificação de toda a zona central da Benedita, conforme projeto já apresentado publicamente”.
O projeto inclui também a requalificação da zona envolvente, com a integração da casa da vila e do Mercado Municipal. “Numa primeira fase vai arrancar a construção do edifício novo da USF, numa segunda fase pretende-se melhorar a imagem da casa da vila e numa última fase preve-se uma requalificação de espaços”, adiantou o presidente da Câmara de Alcobaça, na apresentação pública do projeto, que decorreu no Salão Nobre da Junta da Benedita, em outubro do ano passado.
As intervenções projetadas preveem espaços para a prática desportiva, aumento de estacionamentos (de 84 passa para 190) e aumento de espaço das duas praças, sendo que na praça em frente à casa da vila será recolocada a escultura de José Aurélio, retirada da Praça Damasceno Campos. Também os serviços da Junta deverão ser deslocados para o espaço do atual edifício da USF e a Praça de Táxis também poderá ser relocalizada para aquela zona.
A obra da nova USF está avaliada em 1,5 milhões de euros, valor custeado em 15% pela Câmara de Alcobaça e pela Administração-Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, contando com uma comparticipação comunitária de 1,2 milhões.