Domingo, Agosto 31, 2025
Domingo, Agosto 31, 2025

Daniel Bernardes estreia ensemble no Caldas Nice Jazz

Data:

Partilhar artigo:

O alcobacense Daniel Bernardes vai estrear o seu Crossfade Ensemble este domingo e logo com um concerto integrado na programação do Caldas Nice Jazz, a ter lugar, a partir das 18:30 horas, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
 

O alcobacense Daniel Bernardes vai estrear o seu Crossfade Ensemble este domingo e logo com um concerto integrado na programação do Caldas Nice Jazz, a ter lugar, a partir das 18:30 horas, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Trata-se de um concerto “muito especial” para Daniel Bernardes, uma vez que vai encerrar “o evento que é já um dos mais importantes festivais de jazz”. A “estreia do Ensemble marca o culminar de um percurso de dois anos” desde que o músico começou a preparar o projeto. De referir que antes do concerto será feita uma representação do Auto de São Martinho, de Gil Vicente, musicada por Daniel Bernardes e idealizada pela encenadora Ana Claudio.

Região de Cister - Assine Já!

O ensemble nasceu da necessidade que o pianista sentia em “revisitar e registar em disco” o trabalho que tinha desenvolvido ao longo da carreira, em que compunha obras para outras formações.

A formação do conjunto de Daniel Bernardes é como uma “dream team” da música clássica e jazz. O músico conseguiu juntar um grupo de “craques” que “refletem a natureza mista” da sua música. Assim, o pianista “chamou” três músicos de Alcobaça – Mário Marques (saxofone), Hugo Assunção (trombone) e Sérgio Carolino (tuba) – e três dos mais importantes músicos de jazz portugueses: Jeffery Davis (vibrafone), Ricardo Toscano (saxofone e clarinete) e João Barradas (acordeão). O facto de ter conseguido reunir em septeto, no qual Daniel Bernardes também participa, é “um orgulho” para o compositor.

O projeto “mistura música clássica com a improvisação jazz, uma combinação que não é nova mas que é sempre muito particular e pessoal”, explica o alcobacense, que descreve a música de Crossfade Ensemble como “fresca pela reinvenção dos estilos e pela instrumentação particular”.

A “composição e originalidade” de Daniel Bernardes aliada à interpretação dos restantes “craques” gerou “imenso interesse” à volta do Crossfade Ensemble, pelo que está a ser preparada a programação do agrupamento para os dois próximos anos. A agenda deverá ser “divulgada atempadamente”, revela o compositor.

Paralelemente ao Crossfade Ensemble, Daniel Bernardes avançou ao REGIÃO DE CISTER que está a trabalhar na edição de um novo álbum de música jazz que será lançado no próximo ano. Além disso, o álbum “Nascem da Terra”, que marcou a estreia discográfica de Daniel Bernardes em 2013, vai subir ao palco do Festival de Jazz da Marinha Grande, no próximo dia 25. O baterista Joel Silva e o contrabaixista Carlos Barretto acompanham o pianista no trio “Nascem da Terra”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!