Sábado, Novembro 23, 2024
Sábado, Novembro 23, 2024

Jovens nazarenos fazem voluntariado em “Missão Alegria”

Data:

Partilhar artigo:

O grupo de voluntariado “Missão Alegria” é composto por um grupo de jovens estudantes do 8.º ano, da Escola Amadeu Gaudêncio, na Nazaré. O desafio foi lançado pelo padre e professor Moisés Herves, na disciplina de Educação Moral, Religiosa e Católica.

 

Foi na disciplina de Educação Moral, Religiosa e Católica (EMRC) que o padre e professor Moisés Herves propôs o desafio à turma: fazer o bem em comunidade em comunhão com a natureza e de forma voluntária.

“Aprender vivendo” é o lema do grupo de voluntariado “Missão Alegria”, composto por um grupo de jovens estudantes do 8.º ano, da Escola Amadeu Gaudêncio, na Nazaré.

Região de Cister - Assine Já!

A trabalhar há apenas um período letivo, a “missão” abrange todos os estudantes interessados em ser voluntários nas horas vagas, estendendo-se a alunos que não frequentam aquela disciplina. Apesar do número de elementos ser variável, pelo menos 16 estudantes mantêm contacto regular com as ações de voluntariado levadas a cabo dentro e fora das salas de aula. 

O pároco de Famalicão, Nazaré e Pederneira é responsável por guiar o grupo em várias ações de voluntariado pelo concelho. A atividade mais recente foi a limpeza da Capela do Monte de São Brás, em colaboração com a Paróquia, onde nove alunos, fora do horário escolar, se reuniram para recolher o lixo ao redor da capela, limpar o chão e recolher objetos degradados nas redondezas. 

As atividades tendem a ter um contacto com a natureza, para proporcionar “experiências em campo… daí o lema do grupo ser ‘aprender vivendo’”, sublinha o padre Moisés Herves, para quem o clube de voluntariado tem como objetivo “dar-lhes mais gosto pela escola e pelos seus projetos de vida, através dos valores da moral católica e experiências pelas quais devem passar, criando-se assim uma balança que lhes permite ver a vida de uma forma mais equilibrada”.

Entretanto, os alunos voluntários já começaram a planear, para o final do 2.º período, uma peregrinação até à cidade de Cáceres, em Espanha, para visitar o santuário histórico de Guadalupe.

Até lá, e de acordo com o padre Moisés Herves, os alunos planeiam “vender bolos, rifas e recorrer a patrocínios”, tudo para que o bilhete seja comprado com o “fruto” do trabalho dos jovens. Uma missão que levam… “com alegria”. 

AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!