Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Planus Náutica faz barcos por medida no Porto da Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

Fazer barcos à medida das necessidades dos marítimos é a missão da Planus Náutica, empresa que funciona no Porto de Abrigo da Nazaré há cerca de ano e meio, alegando ser a única a fabricar embarcações em fibra de vidro na região.

Fazer barcos à medida das necessidades dos marítimos é a missão da Planus Náutica, empresa que funciona no Porto de Abrigo da Nazaré há cerca de ano e meio, alegando ser a única a fabricar embarcações em fibra de vidro na região.

Natural de Leiria, mas a viver na Nazaré há sete anos, o fundador da empresa dedica-se à “fabricação de embarcações em fibra para pesca profissional, marítimo-turístico e recreativo e à criação de modelos fora de bordo e inboard [tipos de embarcações] com até 12 metros de comprimento de acordo com as necessidades do cliente”, explica  Carlos Felício.

Região de Cister - Assine Já!

A maioria das encomendas da Planus Náutica seguem para pescadores da Costa da Caparica, do Algarve e até da Nazaré. As maiores dificuldades dos pescadores prendem-se com a “necessidade de ter adaptações específicas nas embarcações para a prática da pesca e nós conseguimos fazer isso e damos mais e melhores condições aos marítimos”, garante o sócio gerente.

Cada embarcação pode demorar “cerca de um mês a estar concluída”, refere. “O mais difícil é o processo criativo de fazer o molde”, explica um dos rostos da Planus Náutica. Além disso, a aplicação da fibra de vidro é feita “de modo manual”, o que constitui uma inovação da empresa sediada no Porto de Abrigo da Nazaré. 

Além da construção de barcos por medida, a Planus Náutica dedica-se à reparação e reconstrução de motores, na área da motorização, contando também com serviços de mecânica, eletrónica, pintura, eletricidade, lavagem, apeamento, entre outros, que estão ao cargo de João Fernandes, sócio de Carlos Felício. A empresa comercializa ainda produtos e peças náuticos.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!