Quinta-feira, Novembro 28, 2024
Quinta-feira, Novembro 28, 2024

Inventário de fornos de cal de Pataias pode dar origem a museu

Data:

Partilhar artigo:

Uma equipa de investigação da Universidade do Porto (UP), liderada pelo arqueólogo Ricardo Silva, inventariou, no início do mês, 31 fornos da cal na União de Freguesias de Pataias e Martingança.

Uma equipa de investigação da Universidade do Porto (UP), liderada pelo arqueólogo Ricardo Silva, inventariou, no início do mês, 31 fornos da cal na União de Freguesias de Pataias e Martingança. Este “extenso e detalhado” trabalho de investigação “abre muitas portas” e pode, mesmo, vir a dar origem a um museu.

Ricardo Silva, investigador do grupo “Memória, Património e Construção de Identidades” do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” da UP, está “satisfeito” com o trabalho realizado no norte do concelho de Alcobaça porque permitiu “estudar aprofundadamente um aglomerado de fornos de cal único no País”. Devido à quantidade, à proximidade e ao facto de todos os fornos se localizarem na mesma freguesia, as infraestruturas de Pataias “têm um grande potencial”, defende o investigador. “Muitos dos fornos estão em boas condições, mas outros estão quase em ruínas e com muito difícil acesso”, adianta o arqueólogo, que dá conta do enorme potencial dos fornos de cal de Pataias.

Região de Cister - Assine já!

A União de Freguesias de Pataias e Martingança mostrou disponibilidade e “abertura” para trabalhar com a equipa de investigação no sentido de preservar o património. Valter Ribeiro confirma a possibilidade de se criar um espaço museológico. No entanto, o presidente da União de Freguesias de Pataias e Martingança não adianta muitos pormenores, garantindo trabalho em prol do património. 

“Temos uma base de trabalho muito grande e é preciso amadurecer algumas ideias, mas temos de aproveitar ao máximo o património e dar a conhecer o passado às gerações vindouras”, afirma Valter Ribeiro em declarações ao REGIÃO DE CISTER. O último forno em atividade, na região, deixou de laborar em junho de 1995.   

 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Faleceu padre que dedicou mais de meio século à Paróquia de Aljubarrota

O padre Ramiro Pereira Portela faleceu, no passado sábado, aos 89 anos, na Casa Diocesana do Clero, em...

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!