Sexta-feira, Julho 18, 2025
Sexta-feira, Julho 18, 2025

Inventário de fornos de cal de Pataias pode dar origem a museu

Data:

Partilhar artigo:

Uma equipa de investigação da Universidade do Porto (UP), liderada pelo arqueólogo Ricardo Silva, inventariou, no início do mês, 31 fornos da cal na União de Freguesias de Pataias e Martingança.

Uma equipa de investigação da Universidade do Porto (UP), liderada pelo arqueólogo Ricardo Silva, inventariou, no início do mês, 31 fornos da cal na União de Freguesias de Pataias e Martingança. Este “extenso e detalhado” trabalho de investigação “abre muitas portas” e pode, mesmo, vir a dar origem a um museu.

Ricardo Silva, investigador do grupo “Memória, Património e Construção de Identidades” do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” da UP, está “satisfeito” com o trabalho realizado no norte do concelho de Alcobaça porque permitiu “estudar aprofundadamente um aglomerado de fornos de cal único no País”. Devido à quantidade, à proximidade e ao facto de todos os fornos se localizarem na mesma freguesia, as infraestruturas de Pataias “têm um grande potencial”, defende o investigador. “Muitos dos fornos estão em boas condições, mas outros estão quase em ruínas e com muito difícil acesso”, adianta o arqueólogo, que dá conta do enorme potencial dos fornos de cal de Pataias.

Região de Cister - Assine Já!

A União de Freguesias de Pataias e Martingança mostrou disponibilidade e “abertura” para trabalhar com a equipa de investigação no sentido de preservar o património. Valter Ribeiro confirma a possibilidade de se criar um espaço museológico. No entanto, o presidente da União de Freguesias de Pataias e Martingança não adianta muitos pormenores, garantindo trabalho em prol do património. 

“Temos uma base de trabalho muito grande e é preciso amadurecer algumas ideias, mas temos de aproveitar ao máximo o património e dar a conhecer o passado às gerações vindouras”, afirma Valter Ribeiro em declarações ao REGIÃO DE CISTER. O último forno em atividade, na região, deixou de laborar em junho de 1995.   

 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!