Quinta-feira, Novembro 6, 2025
Quinta-feira, Novembro 6, 2025

Unidos pelo mesmo amor

Data:

Partilhar artigo:

Cristina Vicente estava a ser observadada, em 2016, pelo conselho de arbitragem num jogo da 1.ª Divisão distrital entre Sp. Estrada e Alvorninha, mas uma rasteira levou a que a árbitra tivesse de abandonar o encontro ao intervalo.

Cristina Vicente estava a ser observadada, em 2016, pelo conselho de arbitragem num jogo da 1.ª Divisão distrital entre Sp. Estrada e Alvorninha, mas uma rasteira levou a que a árbitra tivesse de abandonar o encontro ao intervalo. Da bancada acabaria por saltar o árbitro Nuno Matias para arbitrar a segunda metade. Poucos sabiam era que o juíz estava a assistir à partida pelo facto de Cristina Vicente ser sua namorada…

“Normalmente tentamos ir ver os jogos um do outro e naquele dia calhou estar na bancada”, conta ao REGIÃO DE CISTER Nuno Matias, explicando que o gosto pela arbitragem teve especial influência da namorada. “Como ela já era árbitra incentivou-me a seguir este caminho”, explica o ex-jogador que está próximo de atingir o nível C2, que o nomeia como juíz de 2.ª Divisão nacional. 

Região de Cister - Assine já!

Menos feliz tem sido a carreira da beneditense que já sofreu várias lesões, mas que apesar disso tem feito um percurso notável. “Estou no quadro feminino da Federação Portuguesa de Futebol, mas quero atingir o nível C2”, assevera a jovem, de apenas 25 anos.

Cristina Vicente começou a arbitrar em 2013/2014 e em 2016/2017 viria mesmo a fazer dupla oficial de árbitros com o namorado… ”Éramos algo inexperientes e por isso não havia nenhum que ‘mandasse’ mais do que o outro”, descreve a personal trainer, explicando que hoje é mais fácil comunicarem entre os dois porque já são mais experientes e sabem o que o outro vai decidir. “Se estiver a ver um jogo do Nuno sei quase exatamente como ele vai decidir em cada lance e o contrário também acontece, embora o Nuno seja mais calmo em campo”, confessa.

“A atuação dos árbitros reflete a postura das equipas, do público mas também a forma como cada árbitro quer gerir os encontros”, nota o juíz, de 27 anos, que destaca a preparação que os árbitros fazem para cada jogo. 
Entre centenas de jogos já arbitrados na carreira, 70 foram como dupla e houve até partidas em que Nuno Matias teve de arranjar um novo colega de apito porque Cristina Vicente estava… lesionada. “Num jogo entre Louriçal e Chãs a Cristina foi apitar lesionada porque não havia mais árbitros disponíveis. No entanto, no decorrer do encontro teve mesmo de ir para o hospital e acabei por apitar com um dirigente de umas das equipas”, relembra Nuno Matias, sublinhando que ainda foi arbitrar outro encontro antes de ir buscar a namorada ao Hospital de Pombal, já de madrugada…

“Apesar de não ter sorte com a forma física uma vez que estou regularmente lesionada, sempre consegui subir de nível”, assinala a árbitra, brincando que na relação pessoal é ela quem mais “apita”. “Sou mais efusiva do que ele e por isso acabo por ser eu muitas vezes a tomar posição”, revela. Já Nuno Matias defende-se com a tranquilidade que o caracteriza.

Em casa fala-se de arbitragem quando é necessário e saber lidar com uma relação em campo também exige saber fazê-lo em casa. “Se vir que um jogo correu menos bem ao outro apenas refletimos e conversamos sobre a performance no dia a seguir”, evidencia o árbitro, esclarecendo que sempre que assistem a jogos um do outro se inibem de ficar perto dos adeptos. “Já conhecemos as pessoas e sabemos que vai haver sempre contestação, mas tentamos não dar demasiada importância a isso”, nota. 

Por enquanto, certo é que os dois  árbitros beneditenses partilham a mesma paixão e que continuam a ser uma dupla, nomeadamente no que ao amor diz respeito.

AD Footer

Artigos Relacionados

Fator “aldeia do hóquei” decisivo para HC Turquel

Dois jogos na aldeia do hóquei e… duas vitórias para o HC Turquel. O fator casa tem sido...

Futebol: Nazarenos vence dérbi da região e encosta ao líder

Um golo de André Mendes, aos 17 minutos, e um bis de Ricky, aos 37 e aos 70,...

Pedro Chagas Freitas e Amigos da Treta no Festival Literário de Mira de Aire

Após o sucesso das duas primeiras edições, o Festival Literário de Mira de Aire está de regresso à...

Jorge Vala coloca educação gratuita como “prioridade máxima” para último mandato

A educação gratuita será a “prioridade máxima” do último mandato de Jorge Vala à frente da Câmara de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!