Domingo, Junho 22, 2025
Domingo, Junho 22, 2025

Covid-19: Grupo de amigos ajuda quem mais precisa em São Martinho do Porto

Data:

Partilhar artigo:

Os amigos Luciano Rodrigues e António Caparica já apoiavam a comunidade mais carenciada da freguesia de São Martinho do Porto com a doação de refeições quentes que sobravam da atividade da restauração local. Contudo, com o início da pandemia os pedidos de apoio quase triplicaram e os voluntários foram obrigados a procurar novas soluções.

Os amigos Luciano Rodrigues e António Caparica já apoiavam a comunidade mais carenciada da freguesia de São Martinho do Porto com a doação de refeições quentes que sobravam da atividade da restauração local. Contudo, com o início da pandemia os pedidos de apoio quase triplicaram e os voluntários foram obrigados a procurar novas soluções.

“O primeiro pedido de ajuda surgiu de um homem que já não comia há três dias. Era impossível ficar indiferente a esta situação pelo que reunimos esforços para criar um cabaz e garantir a alimentação para, pelo menos, uma semana”, conta Luciano Rodrigues ao REGIÃO DE CISTER. A partir desse momento, o “passa a palavra” levou ao aumento exponencial das solicitações de apoio, principalmente de agregados familiares que perderam quase a totalidade do rendimento devido à pandemia de Covid-19. “Em São Martinho do Porto as pessoas vivem muito de trabalhos sazonais e com esta situação muita gente ficou sem ordenado. Com as crianças em casa a tempo inteiro a situação tornou-se insustentável”, lamenta.

Região de Cister - Assine Já!

Com o apoio do Centro Pastoral de São Martinho do Porto, que cedeu uma sala para o armazenamento dos bens doados, Luciano Rodrigues e António Caparica criaram uma “central” onde produzem os cabazes e entregam, de forma individual e sigilosa, os bens às famílias. Até à data, já foram entregues 185 cabazes, que incluem bens alimentares, mas também produtos de higiene pessoal. O apoio da comunidade local e dos imigrantes tem sido “fantástica” e, segundo os amigos, “é o grande motor deste projeto”. “Sem o apoio da comunidade não teríamos capacidade de resposta. As pessoas da vila vão à praça e deixam alguns bens pagos para nós, fazem doações com alguma frequência e estão muito atentas. A comunidade estrangeira tem sido incansável. Angaria dinheiro para fazer grandes compras e têm feito doações monetárias para adquirir carne e peixe”, declara António Caparica.  Também alguns pescadores da Nazaré têm feito doação de pescado. 

O aumento dos apoios, solicitados através de contactos pelo Facebook ou telefónicos, obrigou à “admissão” de mais duas voluntárias, mãe e filha. O projeto abrange as freguesias de São Martinho do Porto, Salir do Porto e Alfeizerão. No entanto, já foram apoiadas famílias de Alcobaça, da Maiorga e da Marinha Grande.

“Temos pessoas de todas as classes sociais a pedir ajuda. De funcionários de limpeza sazonal a dentistas. Esta foi uma crise que afetou todos, sem distinção. Ficamos felizes por conseguir apoiar a nossa comunidade”, conclui Luciano Rodrigues.  

AD Footer

Artigos Relacionados

Cláudio Azoia é o novo presidente do HC Turquel

Cláudio Azoia foi eleito, na passada sexta-feira, presidente do Hóquei Clube de Turquel. O ex-vogal da Direção do...

Montes acolheu festa dos Bombeiros de Pataias

Nos Montes, a emoção foi bem visível, no passado dia 15, no final do discurso do presidente da...

APA faz derrocadas em rocha com risco de rutura iminente na Nazaré

Por existir, na arriba do Sítio, uma massa rochosa “com fortes sintomas de instabilidade e indícios de rotura...

CDU volta a apresentar João Paulo Delgado como cabeça de lista à Câmara da Nazaré

João Delgado volta a ser o candidato pela CDU à Câmara da Nazaré nas eleições autárquicas. “Com uma trajetória...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!