Domingo, Setembro 14, 2025
Domingo, Setembro 14, 2025

Maestrina alqueidoense coordena paróquia na Alemanha

Data:

Partilhar artigo:

Rumou há sete anos até à Alemanha para fazer Erasmus durante um ano na Escola Superior de Música Sacra de Regensburg, no âmbito da conclusão do mestrado. Mas, desde então, só regressa a Portugal durante as férias. 

Rumou há sete anos até à Alemanha para fazer Erasmus durante um ano na Escola Superior de Música Sacra de Regensburg, no âmbito da conclusão do mestrado. Mas, desde então, só regressa a Portugal durante as férias.

É que Jacinta Pereira, natural da freguesia de Alqueidão da Serra, no concelho de Porto de Mós, de 30 anos, tornou-se a coordenadora de música numa paróquia da cidade de Crailsheim, do sul da Alemanha.

Região de Cister - Assine Já!

As suas funções incluem a direção do coro das missas e as aulas de iniciação à música em infantários geridos pela Igreja Católica. “Dinamizar a liturgia de uma forma mais moderna e atrativa para os jovens é o meu principal desafio”, adianta Jacinta Pereira, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.

Em simultâneo, a alqueidoense dá aulas de piano e de guitarra numa escola de música e coordena mais dois coros daquela cidade. “São projetos diferentes que vão também ao encontro das áreas que mais me cativam”, refere a jovem maestrina. “Num destes coros trabalhamos o pop-rock e outros géneros musicais e no outro a ‘word music’ e a música folk”, acrescenta a jovem, revelando que a música folk é outro género de música que a apaixona.

“Este coro atrai pessoas de vários países e de diferentes idades e através desta diversidade cultural é possível aprender um pouco das suas culturas e tradições, o que torna o projeto bem mais enriquecedor”, sublinha. Jacinta Pereira revela que pretende desenvolver projetos em Portugal a partir do próximo verão, altura em que regressa ao País para tirar férias, onde seja possível unir a música folk e a música tradicional portuguesa.

“Para já é apenas uma ideia mas que para mim fazia todo o sentido e vou estudar a forma de colocá-los em prática”, adianta.

Regressar definitivamente para Portugal não faz, para já, parte dos seus planos. Apesar de nunca ter pensado ficar na Alemanha tanto tempo, fez questão desde o início de aprender a língua e a cultura do País junto da comunidade local. Hoje em dia considera que é no centro da Europa que estão as oportunidades de trabalho na sua área e onde tem mais acesso a um conjunto de formações que vão enriquecendo o seu percurso profissional e pessoal.  

A paixão de Jacinta Pereira pela música começou quando tinha apenas 9 anos, após ingressar na escola de Música de Alqueidão da Serra, através de uma parceria com o Orfeão de Leiria, onde iniciou a sua formação musical.

Em Alqueidão da Serra teve também o primeiro contacto com o órgão e foi aluna de João Santos, antigo organista do Santuário de Fátima. Em 2004, entrou no Orfeão de Leiria para dar continuidade à formação e aprofundar os seus conhecimentos. 

Jacinta Pereira é licenciada em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, em Música Sacra pela Escola Superior de Música Sacra de Regensburg e é mestre em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa.  

AD Footer

Artigos Relacionados

Uma fotografia apressada em tempos de férias

Decidimos ir, nas férias deste ano, aos territórios de Bach, a Turíngia e a Saxónia. Acho que fizemos...

REGIÃO DE CISTER inicia debates autárquicos em Porto de Mós

O REGIÃO DE CISTER vai iniciar, na próxima semana, o ciclo de debates autárquicos, que juntará os candidatos...

Juventude tímida na corrida autárquica

Com apenas 24 anos, Diogo Ramalho já fez história como o mais jovem cabeça de lista de sempre...

Telmo Cipriano: “Há grandes obras que resultam de ideias de pessoas com menos estudos”

A CDU nunca elegeu representantes para o executivo municipal em Porto de Mós, apostando no pasteleiro Telmo Cipriano,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!