Quinta-feira, Julho 7, 2022
Quinta-feira, Julho 7, 2022

Obras nas fachadas do Mosteiro prolongam-se até julho de 2021

Data:

Partilhar artigo:

A intervenção integral de conservação e restauro da fachada do Mosteiro de Santa Maria, em Alcobaça, que está a causar um grande impacto visual no rossio da cidade, apenas estará concluída no segundo trimestre de 2021

A intervenção integral de conservação e restauro da fachada do Mosteiro de Santa Maria, em Alcobaça, que está a causar um grande impacto visual no rossio da cidade, apenas estará concluída no segundo trimestre de 2021. Aquando da conclusão dessa obra, entrará também em funcionamento a nova portaria na Ala Norte. 

A empreitada, que deveria ter arrancado no início do ano, iniciou após a celebração do auto de consignação das entre a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e a STB – Reabilitação de Património Edificado. A cerimónia decorreu no passado dia 7 de julho, permitindo assim que as obras de conservação pudessem ter início.

A intervenção nas fachadas configura a segunda fase das componentes financiadas pelo Programa Portugal 2020, que representam, no total, um investimento de 700 mil euros.

Depois das obras na Porta Conventual e Loja, concluídas a 31 de dezembro de 2019, avaliadas em 320 mil euros, seguem-se então os trabalhos de limpeza, conservação e restauro do gradeal e das caixilharias. Desta forma será possível concluir o trabalho iniciado em 2016, com a intervenção realizada no alçado do corpo referente ao dormitório medieval e ao refeitório.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Central-periférica abre portas em Alcobaça a artistas em situação de risco

Um dos edifícios do centro histórico de Alcobaça está a dar “teto” a artistas internacionais. É ali, mais...

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!