Sexta-feira, Julho 1, 2022
Sexta-feira, Julho 1, 2022

Retrato criado por aluna da Esdica premiado em concurso nacional

Data:

Partilhar artigo:

A aluna Beatriz Gens da Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, arrecadou o 2.º lugar no concurso “Rostos Portugueses na ONU: 75 anos, 75 imagens”, promovido pelo Ministério da Educação.

A aluna Beatriz Gens da Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, arrecadou o 2.º lugar no concurso “Rostos Portugueses na ONU: 75 anos, 75 imagens”, promovido pelo Ministério da Educação.

A estudante foi a segunda melhor classificada a nível nacional no escalão do ensino secundário graças a um retrato do ex-presidente da República, Jorge Sampaio. A gravura foi feita com recurso à técnica de pontilhismo.

O trabalho da aluna de Artes Visuais destacou-se entre os demais apresentados por diversas escolas do País e conquistou o júri constituído por elementos da Direção-Geral da Administração Escolar, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Ensino Profissional, um convidado de reconhecido mérito no âmbito das Artes Visuais e um representante dos CTT de Portugal.

A originalidade, a criatividade, o domínio da técnica utilizada e a qualidade gráfica foram alguns dos elementos destacados pelo júri da competição. Beatriz Gens é inclusive a única aluna de um estabelecimento de ensino do distrito de Leiria premiada.

O concurso decorreu no âmbito da comemoração dos 75.º anos da fundação da Organização das Nações Unidas e tinha como objetivo homenagear personalidades portuguesas que tiveram um papel importante na organização, promovendo o conhecimento e o reconhecimento das Artes Visuais enquanto “uma área do conhecimento fundamental para os alunos”.

António Guterres (secretário-geral da Organização das Nações Unidas desde 2017), o diplomata Diogo Freitas do Amaral e a engenheira química Maria de Lourdes Pintassilgo foram outras figuras portuguesas homenageadas no âmbito da competição.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futsal: Uma década de “ouro” coroada com o 25.º título

O Sporting revalidou o título nacional, no passado sábado, depois de vencer o Benfica (4-3) no terceiro jogo...

Vai uma “jogatana” de padel?

Pode parecer estranho, mas esta história sobre o padel começa a ser contada por um treinador de... futsal....

A leste, algo de novo: o despertar dos impérios

Gostaria de estar mais otimista. Porém, os últimos desenvolvimentos à volta da  Guerra na Ucrânia não me permitem...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!