Terça-feira, Julho 15, 2025
Terça-feira, Julho 15, 2025

Junta de Serro Ventoso “alimenta” e “aquece” comunidade em pandemia

Data:

Partilhar artigo:

A Junta de Serro Ventoso não tem medido esforços para proteger a população neste período atípico e conturbado.

A Junta de Serro Ventoso não tem medido esforços para proteger a população neste período atípico e conturbado.

Os apoios às famílias começaram em março do ano passado com a entrega de máscaras e frascos de álcool em gel, mês em que chegou a pandemia a Portugal, mas a preocupação e os cuidados com a população têm ido muito além dos cuidados de saúde. 

Região de Cister - Assine já!

Numa iniciativa inédita, e num ano em que a produção de azeite sofreu perdas totais em muitos olivais, a autarquia está a oferecer um garrafão de azeite a todos os agregados familiares da freguesia. 

“Decidimos canalizar parte das verbas destinadas aos eventos culturais, que foram praticamente todos cancelados, à população”, explica o presidente da Junta de Serro Ventoso, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.

“Além disso, queremos apoiar o lagar da freguesia, um dos poucos da região que continua a produzir azeite à moda antiga”, acrescenta Carlos Cordeiro. Até à data, já foram entregues mais de 300 garrafões de azeite. Os garrafões podem ser levantados no edifício da Junta. 

“Foi uma excelente ideia e uma grande ajuda para todos nestes tempos tão difíceis”, confidencia ao REGIÃO DE CISTER José Amado, ao levantar o seu garrafão de azeite. 

Outra ação da autarquia que está a ajudar a “aquecer” as casas dos fregueses é a venda da madeira ardida no incêndio de setembro, a preços simbólicos. “Não fazia sentido deixar a lenha parada, sem qualquer utilidade, tendo em conta o nosso inverno rigoroso”, nota o autarca. “Já foram vendidas mais de 20 toneladas e os pedidos não param de chegar”, sublinha Carlos Cordeiro. 

A realização de testes de despistagem da covid-19 foi ainda outra iniciativa da Junta para diminuir a propagação do vírus e tranquilizar a população. Através de uma parceria com  o Centro de Apoio Social Serra D’Aire e Candeeiros, foram realizados, até ao momento, 25 testes, que abrangeram a comunidade escolar. “Vamos continuar a ter testes disponíveis”, garante o presidente da Junta.

“A nossa população é maioritariamente envelhecida e todos os cuidados são poucos”, nota o autarca.

Durante a quadra natalícia, as ações de solidariedade também foram notórias. De forma a apoiar os mais carenciados, foram entregues cabazes de Natal à igreja para serem distribuídos pela população mais vulnerável.

À semelhança de anos anteriores, o Pai Natal voltou a visitar o polo educativo de Serro Ventoso e distribuiu presentes por todas as crianças do 1.º ciclo. A ação teve como principais objetivos “promover e incentivar a leitura desde cedo e dar a conhecer aos alunos a história das Minas da Bezerra”.  

AD Footer

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!