Quinta-feira, Julho 3, 2025
Quinta-feira, Julho 3, 2025

Médico de Pataias coordena unidade de referência no País

Data:

Partilhar artigo:

Edgar Amorim, natural de Pataias, médico especialista em cirurgia geral, é coordenador da unidade de referência do cancro colorretal do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Edgar Amorim, natural de Pataias, médico especialista em cirurgia geral, é coordenador da unidade de referência do cancro colorretal do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

O antigo residente na Alva (à esquerda na foto) lidera aquele que é o único centro de referência reconhecido pelo Ministério da Saúde no Algarve e Baixo Alentejo.

Região de Cister - Assine Já!

A unidade de saúde, certificada desde 2018, trata cerca de quatro centenas de doentes da região sul do País, sendo que procuram aquele centro cerca de cem pessoas por ano.

Em declarações ao jornal Sul Informação, o médico formado na Universidade de Coimbra explica que “a criação dos centros de referência foi uma aposta do Ministério da Saúde em 2015”, através da criação de condições para que num único local se concentrem equipas altamente diferenciadas e treinadas para conseguir bons resultados”.

O Centro de Referência do Cancro do Reto do Centro Hospitalar Universitário do Algarve é formado por uma equipa multiprofissional, que junta médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas e gestores. Estão envolvidos clínicos de diferentes especialidades, nomeadamente da anatomia patológica, cirurgia geral, gastrenterologia, oncologia médica, radiologia e radioncologia.

O centro coordenado pelo pataiense garante uma qualidade ao nível de unidades semelhantes em outros países da Europa e tem a vantagem de estar ligado à Universidade do Algarve.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!