O Cister Sport de Alcobaça continua a mostrar a razão pela qual é reconhecido como um dos clubes do panorama distrital que mais impulsiona o crescimento do andebol. Prova disso foi o facto de ter recebido a mais alta certificação de entidade formadora por parte da Federação de Andebol de Portugal: o clube recebeu o nível 3 nos escalões masculinos e femininos, sendo o único do distrito de Leiria a conseguir tal proeza, e um dos quatro do país a atingir tal nível em ambos os géneros.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Os resultados da certificação de clubes como entidade formadora para a época 2023/2024 foram conhecidos este dia 4, com o emblema azul e amarelo a arrecadar a mais alta distinção. E importa também referir que o Cister Sport de Alcobaça foi o único clube sediado abaixo do distrito de Aveiro a atingir o nível 3 em ambos os géneros, o que evidencia a capacidade formadora dos alcobacenses.
O processo de certificação de entidades formadoras de andebol foi uma inovação introduzida pela Federação de Andebol de Portugal no ano passado, sendo que o Cister Sport de Alcobaça já incluía o restrito grupo de entidades que obteve este reconhecimento na edição de estreia.
“Esta certificação é um elemento chave para o futuro do clube e para o andebol regional”, notou o presidente do clube ao REGIÃO DE CISTER, considerando, que “sendo o único clube certificado no distrito de Leiria, é provável que as famílias dos potenciais jovens atletas de andebol façam a pergunta que qualquer pai faria: ‘qual é o melhor clube para colocar o meu filho a aprender andebol?’”, justificou.
Sobre a resposta, António Lorvão espera que “seja antecipadamente conhecida por toda a comunidade de andebol da nossa região”. Para o líder da Direção do Cister Sport de Alcobaça trata-se de “uma responsabilidade acrescida que o Cister Sport de Alcobaça acolhe com toda a confiança: manter a qualidade do nosso trabalho de formação.”, reforçou o alcobacense.
Nesta listagem não foi contemplado o Dom Fuas AC, clube da região que também oferece a oportunidade dos mais jovens começarem (ou continuarem) a praticar aquela modalidade, em masculinos e femininos.