O Natal já lá vai, mas no Agrupamento de Escolas da Nazaré (AE Nazaré) ainda está bem “presente”. Tudo porque, no final do passado mês de janeiro, decorreram as cerimónias de entrega de prémios aos alunos vencedores dos vários escalões que compunham o concurso “Presépio Ecológico” e que teve como grande objetivo a construção de presépios com base em elementos naturais e/ou reutilizados, numa clara alusão à quadra natalícia, sendo que um grupo de alunos daquele agrupamento foi premiado.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Promovendo-se a prática da sensibilização ambiental através dos domínios artísticos implementados na comunidade escolar, os alunos dos vários estabelecimentos de ensino que pertencem ao AE Nazaré conceberam verdadeiras “obras de arte”, tendo o esforço sido agora recompensado com a entrega dos prémios relativos ao referente concurso.
Na Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, escola-sede do AE Nazaré, foram atribuídos os prémios aos vencedores do concurso nos escalões referentes ao 2.º e 3.º ciclos do ensino secundário.
Já no Centro Escolar de Valado dos Frades foram entregues os prémios relativos ao escalão do 1.º ciclo, sendo que, neste caso concreto, a escola também recebeu o diploma que premiou o estabelecimento de ensino mais participante no concurso, ou seja, aquela que mais alunos envolveu de todo o Agrupamento.
Para que este projeto fosse uma realidade e redundasse num enorme sucesso, não só porque permitiu juntar muitos alunos de várias escolas pertencentes ao Agrupamento de Escolas da Nazaré, em mais um sinal claro de uma linha educativa que é transversal a todas as idades das crianças e jovens que frequentam o AE Nazaré, mas também porque contemplou trabalhos altamente meritórios e que tiveram na sua génese a sustentabilidade ambiental, o referido agrupamento nazareno contou com a colaboração de vários parceiros, que se fizeram representar nas cerimónias de entregas de prémios.
“Os prémios foram gentilmente cedidos pela Editora Areal/Editora Raiz, bem como” pela papelaria Cartilha, de Alcobaça”, pode ler-se numa nota pública do AE Nazaré.
Ainda de acordo com a mesma comunicação, “os vencedores receberam ainda um magnífico troféu, realizado com material reciclado, gentilmente cedido pela empresa Xino Glass, em parceria com a Surf Academia João Macedo, tendo como principal promotor de apoio a Hope Zones Foundation”.
Estas parcerias que envolveram as ofertas dos prémios aos alunos vencedores foram devidamente assinaladas pelo AE Nazaré: “Um enorme agradecimento a todas estas entidades pela gentileza e expressiva colaboração nesta atividade, nomeadamente a possibilidade de reconhecimento de mérito dos participantes, um elemento sempre motivador no envolvimento escolar”.
O Agrupamento de Escolas da Nazaré ressalvou os “trabalhos extraordinários de enorme valor ecológico e artístico” e deu os “parabéns a todos os participantes”.