Uma comitiva de Santa Catarina, no Brasil, visitou a Nazaré, em fevereiro, com o objetivo de consolidar uma parceria estratégica para a criação de cidades-irmãs, revela o jornal brasileiro Folha Digital.
A publicação sublinha a estratégia de consolidar a ligação entre o município de Jaguaruna, que detém o título de cidade com a maior onda do Brasil, e a Nazaré, que tem as maiores ondas do mundo.
A comitiva brasileira, que participou na Bolsa de Turismo de Lisboa, assinou um pedido de aproximação entre os municípios conhecidos por suas ondas gigantes. O pedido foi apresentado pelo Estado de Santa Catarina, representado pela secretária adjunta, Catiane Seif, com a participação do deputado estadual Estêner Soratto e o do surfista Thiago Jacaré, membro da Big Waves Brasil. A comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara em exercício, Manuel Sequeira, pelo adjunto, Milton Estrelinha, e o pelo administrador da empresa pública Nazaré Qualifica, Pedro Pisco.
A comitiva catarinense, que participou em visitas técnicas, entre as quais ao canhão de Nazaré, acredita que a vila, “famosa por ter as maiores ondas do mundo, vai possibilitar que a “Laje da Jagua”, em Jaguaruna, faça parte do circuito mundial de ondas gigantes”. Aquele município brasileiro quer atrair surfistas da Califórnia, do Havai, de Portugal e da Austrália à etapa do campeonato internacional de ondas gigantes que vai acolher entre abril e junho.