Terça-feira, Outubro 13, 2026
Terça-feira, Outubro 13, 2026

Mosteiro de Alcobaça realiza visita à antiga rede hidráulica no próximo sábado

Data:

Partilhar artigo:

O Mosteiro de Alcobaça assinala o Dia Mundial da Água, que se comemora esta sexta-feira, com uma visita guiada à antiga rede hidráulica do monumento. A iniciativa está agendada para o próximo sábado, a partir das 10 horas, sendo que o ponto de encontro será na portaria do Mosteiro.

O evento tem como grande objetivo dar a conhecer aos participantes o contributo dado pelos cistercienses no que concerne ao saber hidrotécnico medieval e moderno, sendo que é ainda recomendada a leitura de um estudo elaborado pelo professor Virgolino Jorge sobre o aprovisionamento hídrico monástico alcobacense.

Esta visita ao Mosteiro inclui o reconhecimento do sistema adutor num trajeto rural, pelo que é aconselhado o uso de traje informal (preferencialmente calças e ténis), bem como o uso de uma lanterna.

Região de Cister - Assine já!


AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Município vence categoria dos Prémios Nacionais de Educação com “Smile Dogs”

O projeto “Smile Dogs” valeu ao Município de Porto de Mós o 1.º prémio na categoria “Fomento das...

Benedita Cuida de pessoas que têm (ou já tiveram) cancro

Ser doente oncológico é lutar contra o próprio corpo e também lutar contra a própria mente, que, por...

Escola Básica renovada num investimento de 55 mil euros

A Escola Básica da Vestiaria foi alvo de uma requalificação que obrigou a um investimento de 55 mil...

Partido Socialista alerta para redução de efetivos na PSP de Alcobaça

A deputada municipal do PS Eugénia Rodrigues alertou, na sessão da Assembleia Municipal de Alcobaça, para a redução...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!