Foi publicado em Diário da República, no passado dia 25 de março, o procedimento para a construção do funicular da Pederneira.
Com um valor base de mais de 9 milhões de euros, o concurso estabelece um prazo de 18 meses para a conclusão da empreitada.
De acordo com o projeto, o funicular terá capacidade para 40 passageiros, prevendo-se o transporte de 300 pessoas por hora, em cada sentido. “Será um meio de transporte de uso diário, para os cidadãos, e não uma atração turística”, lê-se na descrição.
O funicular da Pederneira foi, desde logo, assumido pelo anterior presidente da Câmara, Walter Chicharro, como o projeto mais impactante para a Nazaré. “Trata-se de uma obra estruturante”, disse Walter Chicharro, em abril de 2022, por ocasião da apresentação do anteprojeto. “A Nazaré tem vindo a ser premiada com um conjunto de obras estruturantes, em aliança total com o governo da nação, e, depois do Porto da Nazaré que trouxe mais condições às famílias que vivem da pesca, o funicular é uma obra estruturante, ao seu nível”, disse o socialista.
O funicular da Pederneira é um projeto incluído no Plano de Recuperação e Resiliência. Os planos e estudos foram terminados em 2022, concluindo-se o projeto de execução de arquitetura e de especialidade de engenharia no segundo trimestre de 2023. As obras arrancam este ano.