Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Aberto concurso público para a empreitada de construção do funicular da Pederneira

Data:

Partilhar artigo:

Foi publicado em Diário da República, no passado dia 25 de março, o procedimento para a construção do funicular da Pederneira.

Com um valor base de mais de 9 milhões de euros, o concurso estabelece um prazo de 18 meses para a conclusão da empreitada.

De acordo com o projeto, o funicular terá capacidade para 40 passageiros, prevendo-se o transporte de 300 pessoas por hora, em cada sentido. “Será um meio de transporte de uso diário, para os cidadãos, e não uma atração turística”, lê-se na descrição.

Região de Cister - Assine Já!

O funicular da Pederneira foi, desde logo, assumido pelo anterior presidente da Câmara, Walter Chicharro, como o projeto mais impactante para a Nazaré. “Trata-se de uma obra estruturante”, disse Walter Chicharro, em abril de 2022, por ocasião da apresentação do anteprojeto. “A Nazaré tem vindo a ser premiada com um conjunto de obras estruturantes, em aliança total com o governo da nação, e, depois do Porto da Nazaré que trouxe mais condições às famílias que vivem da pesca, o funicular é uma obra estruturante, ao seu nível”, disse o socialista.

O funicular da Pederneira é um projeto incluído no Plano de Recuperação e Resiliência. Os planos e estudos foram terminados em 2022, concluindo-se o projeto de execução de arquitetura e de especialidade de engenharia no segundo trimestre de 2023. As obras arrancam este ano.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!