O Externato D. Fuas Roupinho (EDFR), da Nazaré, está presente, pelo terceiro ano consecutivo, no programa “RedEscolas Anticorrupção”, uma iniciativa da Associação All4Integrity.
O estabelecimento de ensino da Nazaré é o único da chamada região de Cister que integra este projeto. No distrito de Leiria, contam-se também as participações da Escola de Turismo e Hotelaria do Oeste (Caldas da Rainha), da Escola Secundária de Peniche e da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande.
Tal como o nome indica, o programa volta a estar relacionado com o combate à corrupção e, nesse sentido, todas as escolas presentes nesta iniciativa realizam, desde esta segunda-feira e até ao próximo dia 19, vários trabalhos no seio das comunidades educativas e também junto das populações dos locais onde estão situados os referidos estabelecimentos de ensino.
No caso do EDFR, o programa está a ser dinamizado em três fases. A primeira, denominada “Divulgar para sensibilizar”, motivou uma divulgação interna e estimulação junto da comunidade escolar. Depois, numa segunda fase, que começou no início deste ano letivo, os alunos fizeram posters de sensibilização para o tema da corrupção, tendo sido feita a consequente divulgação junto da população da Nazaré, mais propriamente no Mercado Municipal, no passado dia 19 de dezembro de 2023.
Já a terceira e última fase consiste na divulgação da corrupção informática, um projeto levado a cabo pelos alunos do curso técnico de Informática/Sistemas, que realizaram uma exposição na escola.
Já esta quarta-feira, haverá lugar a uma palestra sobre corrupção desportiva, que estará a cargo de um professor de Educação Física do EDFR.
Os professores Sónia Matos e Maria Paula Correia coordenam este projeto.