Ana Patrícia Rico e Paulo Sousa são os reis do Carnaval de Pataias 2025, que arranca no sábado magro, no dia 22, com a festa “warm up” na tenda instalada no Largo Comendador Joaquim Matias, no centro da vila. Nesse dia serão apresentados os reis, a marcha geral de 2025 e “muitas surpresas”.
A rainha pertence ao grupo Escancar Pedra, de Pataias, e o rei aos M8tix, da Moita, no concelho da Marinha Grande. “Procuramos nos reis uma mescla de várias coisas.
São pessoas que desfilam há anos no nosso Carnaval, são foliões reconhecidos pelo público e pertencem a grupos distintos”, explica o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval de Pataias. “Ainda não conseguimos dar a volta a todos os grupos, mas lá chegaremos”, acrescenta Arménio Vieira.
Este ano haverá 14 grupos nos desfiles de 2 e 4 de março, mais um do que o ano passado. Contas feitas, mais de um milhar de pessoas desfilam nos corsos de domingo e terça, a que se juntam centenas de crianças de todas as instituições e escolas da União de Freguesias de Pataias e Martingança, na manhã de sexta-feira de Carnaval.
Além dos grupos de Pataias, há um grupo da Moita e outro do Brogal, em Leiria, e muitos foliões de outros concelhos que integram os vários grupos.
Este ano regressam os bailes ao Clube Desportivo Pataiense, uma tradição com décadas que esteve suspensa por problemas estruturais, na sede, entretanto ultrapassados. Pela noite dentro haverá festas na tenda, depois do sucesso do ano passado. “Percebemos que era uma dinâmica que tinha de ser mantida”, refere Arménio Vieira.