José Rafael Rodrigues vai iniciar um novo ciclo na ABA Banda de Alcobaça – Associação de Artes, depois de Rui Morais ter anunciado a saída da “casa” que presidiu durante quase 25 anos. As eleições dos órgãos sociais para o triénio 2025-2028 estão agendadas para esta sexta-feira, às 21 horas.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Após uma liderança longa, marcante e estrategicamente muito bem sucedida, personificada pelo Rui Morais nos anos que precederam esta proposta de programa, um dos principais vetores de ação deverá ser a consolidação do modelo que chegou até nós, introduzindo uma visão e dinamismo próprios de quem agora assume os destinos da associação”, realçou o vice-presidente da Banda de Alcobaça ao REGIÃO DE CISTER, que é agora candidato único à presidência.
“Teremos de ser capazes de responder aos desafios atuais, onde a preparação do plano de investimento e construção do novo edifício que albergará as diversas valências da ABA será, sem dúvida, a tarefa mais urgente e relevante”, aponta José Rafael Rodrigues, revelando ainda a “ambição” de aumentar o impacto na comunidade, fazendo crescer a atividade da Banda de Alcobaça nas áreas educativa, artística e social.
“Conscientes de que a ação de uma entidade sem fins lucrativos apresenta muitos desafios do ponto de vista da sustentabilidade financeira, a nossa visão passa por reforçar a diversificação das fontes de financiamento, almejando que estas três áreas de atividade assumam pesos relativos iguais”, realça o também coordenador geral dos projetos Cistermúsica e Festival de Ópera de Óbidos.
O alcobacense entrou nos órgãos sociais da associação em março de 2012 como presidente do Conselho Fiscal, quando ainda trabalhava na banca, em Lisboa, onde foi responsável do departamento de Controlo de Gestão. Viria a assumir funções profissionais como diretor financeiro da ABA, em outubro de 2016, regressando a Alcobaça.
No último ato eleitoral da associação, em 2021, ocupou o cargo de 1.º vice-presidente da Direção, ao mesmo tempo que integrou a Comissão Executiva da instituição, na sequência da entrada em vigor dos novos estatutos da ABA.
Na lista liderada por José Rafael Rodrigues, mantêm-se como candidatos a maioria dos elementos dos órgãos sociais, com Antero Campos na liderança do Conselho Fiscal e Eduardo Rui Serafim da Mesa da Assembleia Geral.
Apenas na Direção haverá algumas mudanças, com a entrada de Ana Filipa Queimado, João Tiago Raimundo e João Pärtel Araújo.
António José Morais passa a ocupar funções como 1.º vice-presidente, mantendo funções na Direção Pedagógica na Academia de Música de Alcobaça.