A edição digital é apenas para assinantes
A inteligência artificial (IA) é um dos temas mais discutidos do momento. Enquanto há quem tema esta ferramenta, outros focam-se em aproveitar o seu potencial. É o caso da Inforline, empresa sediada em Alcobaça, que já começou a testar a IA em centrais telefónicas de clientes, com o intuito de criar uma ferramenta didática e de fácil utilização para quem necessita de um serviço, sendo, ao mesmo tempo, uma mais-valia para melhorar a eficácia das linhas de atendimento ao cliente.
“O objetivo é que um utilizador que necessite de resolver um problema e que ligue para uma linha de apoio possa, através de poucas palavras, expor a sua situação e, automaticamente, a IA o ajude a identificar o departamento ou a área correta, encaminhando a chamada para o profissional apto a dar soluções”, começa por explicar o sócio-gerente da empresa. “Queremos evitar todo aquele longo processo em que o utilizador tem de esperar e andar a selecionar números no teclado do dispositivo móvel e, no fim, nem vê o seu problema resolvido”, justifica Tito Santos, revelando estar ainda a trabalhar com a IA no sentido de encontrar estratégias que possam “facilitar a vida das empresas”.
O negócio nasceu em 2003 pela mão de Tito Santos, que identificou um nicho de mercado ao qual não via resposta para as suas necessidades. No início do percurso, “quase 100% dos clientes eram empresas”, mas a evolução da tecnologia foi rápida e constante, o que obrigou a entidade a realizar formações para se manter sempre atualizada. Com o tempo e as mudanças ocorridas, a resposta teve também de passar a incluir os particulares e, hoje em dia, é mesmo este o seu maior público-alvo — motivo que levou à abertura de uma loja há cerca de 18 anos. “Diria que os nossos clientes são 60% particulares e 40% empresas, mas o nosso volume de negócios é 60% proveniente de empresas e 40% de particulares”, explica o alcobacense.
Reparações informáticas e de dispositivos como telemóveis, computadores, portáteis e impressoras, bem como atendimento, aconselhamento e esclarecimento de dúvidas, são alguns dos serviços que podem ser requisitados à Inforline por parte do público geral. Relativamente às empresas, a entidade disponibiliza também serviços de consultoria, gestão de redes, gestão de servidores e apoio ao nível de software empresarial, como faturação ou contabilidade.
Quanto ao futuro, Tito Santos prefere não pensar a longo prazo. “O nosso horizonte tem de ser sempre muito curto, porque a tecnologia evolui muito rapidamente. Por agora, o nosso foco é mesmo otimizar a integração da IA para satisfazer as necessidades dos clientes”, finaliza o empresário.
Dentro da IA, o machine learning é uma das grandes áreas em que a empresa, que emprega três colaboradores, se pretende debruçar. Esta ferramenta permitirá automatizar processos, recorrendo a padrões identificados por computadores, possibilitando que as empresas libertem recursos humanos para outras tarefas.