Quarta-feira, Novembro 12, 2025
Quarta-feira, Novembro 12, 2025

Castelo de Porto de Mós acolhe primeira edição do Festival MusicaMós

Data:

Partilhar artigo:

O Castelo de Porto de Mós servirá de cenário da primeira edição do MusicaMós, que decorre entre os dias 9 e 24 do próximo mês. Com direção artística de Fábio Pascoal e apoio do Município, o Festival de Música de Porto de Mós pretende celebrar a união entre a música, o património e a identidade local, promovendo um diálogo entre a tradição e a contemporaneidade.


Do fado à música tradicional, da música ligeira ao canto lírico, e da música clássica ao jazz, a iniciativa propõe uma experiência “profunda” com sete atuações de entrada livre.


“O MusicaMós quer ser mais do que um festival: um ponto de encontro e um espaço para escutar com o coração, reconhecer as raízes e acolher novas sonoridades”, sublinha o diretor artístico do evento, na mesma nota de imprensa enviada ao REGIÃO DE CISTER.

Região de Cister - Assine Já!


Nesta primeira edição, o Festival de Música de Porto de Mós irá homenagear grandes nomes da música e da literatura. Entre as efemérides, destacam-se os 130 anos do nascimento do compositor português Cláudio Carneyro, os 150 anos da guitarra portuguesa, popularizada por Carlos Paredes, os 110 anos do icónico músico norte-americano Frank Sinatra e o segundo centenário do escritor Camilo Castelo Branco.


A programação abre com Cláudia Franco (voz e teclado digital) e Filipe Duarte (guitarra), que apresentam o EP “E o Céu o Mar Prolongava”, num concerto intimista, em que o jazz e a herança portuguesa se fundem.

A segunda atuação, no dia 10 do próximo mês, oferece um encontro entre as vozes e as cordas com Coro Gaudia Vitae e o quinteto de cordas da Camerata de Cordas de Leiria, que protagonizam uma viagem que percorre diferentes universos sonoros: da música tradicional ao Fado, da espiritualidade ao ligeiro, da herança de Carlos Paredes à evocação do compositor português Cláudio Carneyro.


Uma atuação inspirada na Batalha de Aljubarrota pelo trio Tratado Elvatis (15 de agosto), o concerto da dupla Francisco Vieira e António Casal (16 de agosto), o programa “Do fado ao lírico”, com as sopranos Mayya Rud e Margarida Sankova e o tenor António Alves (17 de agosto), a performance com a Catraia e os Desbundixie Tradicional Jazz (23 de agosto) e o espetáculo da Banda Recrativa Portomosense com cantores convidados (24 de agosto) são outras das propostas desta 1.ª edição do MusicaMós que promete deixar a sua marca na região.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Jorge Vala eleito presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria

O presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, foi eleito, na manhã de ontem, o novo...

Irmãos mirenses transformam papel de silicone em recurso sustentável

O papel de silicone proveniente dos autocolantes utilizados para a rotulagem dos vinhos deixou de ser um problema...

Parque Infantil no Miradouro da Azelha vence OP em São Bento

O projeto Parque Infantil do Miradouro da Azelha foi o grande vencedor da edição de 2025 do Orçamento...

Homem Estátua dos Pisões distinguido com prémio “Artista do Ano”

O artista António Santos, conhecido como StatikMan e natural dos Pisões, em Pataias, foi distinguido com o Prémio...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!