Segunda-feira, Abril 21, 2025
Segunda-feira, Abril 21, 2025

Requalificação da orla costeira concluída até ao final do ano

Data:

Partilhar artigo:

O executivo de Alcobaça apresentou, na passada quarta-feira, as obras de requalificação da orla costeira, que deverão ficar concluídas até ao final do ano. No total, as obras custaram cerca de 1,1 milhões de euros, financiados na totalidade pelo governo central.

O executivo municipal apresentou, na passada quarta-feira, as obras de requalificação da orla costeira do concelho de Alcobaça, que deverão ficar concluídas até ao final do ano. No total, as obras custaram cerca de 1,1 milhões de euros, financiados na totalidade pelo governo central.

No âmbito do Programa Operacional Temático de Valorização do Território, a Câmara de Alcobaça candidatou-se a estes fundos para requalificar os locais afetados pelos temporais do final de 2013 e início de 2014. 

Região de Cister - Assine já!

Os locais intervencionados são Paredes da Vitória, Pedra do Ouro, Água de Madeiros e São Martinho do Porto. A maior fatia do orçamento vai para o combate à erosão e ao avanço do mar em Paredes da Vitória, cuja marginal recebeu um novo passadiço e um paredão composto por várias pedras de calcário para travar a força das marés. De acordo com Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, o acesso e a segurança na praia estão “salvaguardados”, o que pode contribuir para afirmar a zona “no panorama turístico da região”.

Nas localidades de Pedra do Ouro e Água de Madeiros, as intervençoes prendem-se com a consolidação das arribas, prevenindo as sucessivas derrocadas.

Em São Martinho do Porto, o projeto da Câmara pretendeu resolver “um problema crónico de segurança que se prolongava há décadas” ao construir um muro de betão para consolidar o Morro de Santo António.

AD Footer

Artigos Relacionados

João Traquina termina carreira aos 36 anos

Aos 36 anos, o alcobacense João Traquina anunciou o fim da carreira, através de uma nota publicada nas...

Contestadas “telas plásticas” colocadas no Baça e no Alcoa

A Câmara de Alcobaça procedeu à limpeza das margens dos rios Alcoa e Baça no decorrer do ano...

Vida renovada

No século IV d.C. a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após o...

Maria Cecília Louraço evoca passagem do tempo em “Memória da Pedra”

Depois de ter dado a conhecer no Baú das Memórias, no passado verão, a exposição sensorial “A praia...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!