Terça-feira, Fevereiro 3, 2026
Terça-feira, Fevereiro 3, 2026

Canário de alcobacense vale ouro em concurso mundial

Data:

Partilhar artigo:

O canário Norwich, de classe melânico nevado, valeu ao alcobacense Manuel Maria uma medalha de ouro no 64.º Concurso Mundial de Ornitologia (estudo científico das aves), em Matosinhos, que decorreu no final do mês passado.

O canário Norwich, de classe melânico nevado, valeu ao alcobacense Manuel Maria uma medalha de ouro no 64.º Concurso Mundial de Ornitologia (estudo científico das aves), em Matosinhos, que decorreu no final do mês passado.

O pássaro deu nas vistas entre 22 mil, oriundos de 22 países, pertencentes a 2.800 concorrentes.

Região de Cister - Assine Já!

Os juízes internacionais avaliaram o pássaro, elogiando-lhe a fisionomia perfeita: o bico curto e cónico, a cabeça redonda e à largura do corpo, como se pede nesta classe, e a plumagem invulgar, conforme descreve o vencedor.

A vitória mundial é o resultado do casamento do “melhor casalinho“ de pássaros que Manuel Maria guarda no anexo, onde 60 casais chilreiam animados para gerar o melhor exemplar da espécie.

Foi à terceira vez que o criador de canários conseguiu arrecadar o 1.º prémio neste concurso, tendo já participado por duas vezes em mostras internacionais realizadas em Portugal. “Este canário é um campeão inestimável”, responde prontamente, quando questionado pelo valor comercial da ave.

Por estes dias, o criador seleciona o melhor macho e a melhor fêmea, “uma vez que a época de acasalamento acontece de fevereiro a julho”. Também não pode faltar uma boa nutrição “com boa alpista, uma papa de qualidade, vitaminas e corante para os que precisam”, explica o cuidador, que tem levado o nome de Portugal além fronteiras, com os pássaros como mensageiros. Mas nem tudo são rosas. Por duas vezes viu os melhores exemplares serem roubados das gaiolas, tendo o último assalto ocorrido há cinco anos, ficando “sem os vinte melhores canários” que tinha.

Uma paixão já antiga, mas que os seus olhos ainda refletem com a mesma intensidade. Afinal, são 45 anos de dedicação que voaram no tempo.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem morre no concelho de Porto de Mós após queda de telhado de armazém

Um homem faleceu esta segunda-feira no concelho de Porto de Mós na sequência de uma queda de um...

Jovens lançam nova agência criativa com ADN em Alcobaça

Ana Oliveira e Carolina Albuquerque, de 28 anos, e Renata Monteiro, de 27, são as três jovens empreendedoras...

Escola Básica conquista concurso Repórter Electrão

A Escola Básica de Pedreiras, em Porto de Mós, foi distinguida com o primeiro prémio, referente ao 1.º...

Doações de sangue com pior registo das últimas três décadas

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Alcobaça recebeu 774 dádivas de sangue no ano...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!