Sexta-feira, Maio 3, 2024
Sexta-feira, Maio 3, 2024

João Botelho trouxe cinema à Semana Cultural do Externato

Data:

Partilhar artigo:

Cineasta, realizador, designer gráfico e projetista… Quantas profissões cabem num só homem? João Botelho já foi todas elas.

Cineasta, realizador, designer gráfico e projetista… Quantas profissões cabem num só homem? João Botelho já foi todas elas. “Há que fazer o que se gosta e eu sinto necessidade de fazer cinema”, declarou o cineasta, que marcou presença na Semana Cultural do Externato Cooperativo da Benedita (ECB), na quarta-feira da semana passada, para falar da proclamada “sétima arte”.

No entanto, o realizador de películas como “Os Maias”, atestou que “o cinema não é uma arte”, esclarecendo que “se rouba sempre das outras artes, por isso [o cinema] não tem a grandeza da pintura ou da música, por exemplo”. Daí que considere que a “aprendizagem pela leitura é fundamental”, ideia que reforça ao longo da conversa com os alunos do ECB. “No cinema o que é verdade é o texto e não o resto, sendo que tudo é construído por ele”.

Região de Cister - Assine já!

João Botelho admite que “nunca pensou” fazer dos filmes vida, tendo começado “por vício, como há o tabaco, a bebida ou as drogas”… e a dependência deste vulto do cinema era consumir, por vezes, seis filmes por dia. Hoje, é com pena que constata que “há uma terrível capacidade de abstração”, sendo que o “cinema espetáculo ganhou ao cinema pensamento”.

A Semana Cultural do ECB decorreu durante cinco dias, convidando alunos, professores e comunidade a usufruir das diversas atividades e visitar a XVI Feira do Livro.

Aquando da inauguração da iniciativa, o diretor do ECB, Nuno Rosa, sublinhou o “dinamismo e atividade” da escola, enquanto o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, considerou que esta iniciativa cultural “mais do que justifica o apoio financeiro e logístico por parte da autarquia”, recordando também a “enorme importância do livro na educação e no bem-estar” das pessoas.

Já a vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, elogiou o evento como “o mais importante marco cultural da região” organizado por uma escola, devendo “servir como caso exemplar”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Câmara de Alcobaça quer reclassificar monumento na Cela Velha

A Câmara de Alcobaça pretende reclassificar como monumento nacional a escultura edificada por José Aurélio, na Cela Velha,...

Venda de lotes na ALEB deverá começar a partir de setembro

A obra de construção da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB) deverá ficar concluída ainda durante este...

Museu das Máquinas Falantes inaugurado em Alcobaça

Foi com pompa e circunstância que o Museu das Máquinas Falantes, em Alcobaça, foi inaugurado, na passada quinta-feira....

Parque infantil em forma de barco instalado na praia de São Martinho do Porto

As crianças que façam praia na baía de São Martinho do Porto têm, desde o passado dia 19...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!