Quinta-feira, Julho 3, 2025
Quinta-feira, Julho 3, 2025

Jovens nazarenos fazem voluntariado em “Missão Alegria”

Data:

Partilhar artigo:

O grupo de voluntariado “Missão Alegria” é composto por um grupo de jovens estudantes do 8.º ano, da Escola Amadeu Gaudêncio, na Nazaré. O desafio foi lançado pelo padre e professor Moisés Herves, na disciplina de Educação Moral, Religiosa e Católica.

 

Foi na disciplina de Educação Moral, Religiosa e Católica (EMRC) que o padre e professor Moisés Herves propôs o desafio à turma: fazer o bem em comunidade em comunhão com a natureza e de forma voluntária.

“Aprender vivendo” é o lema do grupo de voluntariado “Missão Alegria”, composto por um grupo de jovens estudantes do 8.º ano, da Escola Amadeu Gaudêncio, na Nazaré.

Região de Cister - Assine já!

A trabalhar há apenas um período letivo, a “missão” abrange todos os estudantes interessados em ser voluntários nas horas vagas, estendendo-se a alunos que não frequentam aquela disciplina. Apesar do número de elementos ser variável, pelo menos 16 estudantes mantêm contacto regular com as ações de voluntariado levadas a cabo dentro e fora das salas de aula. 

O pároco de Famalicão, Nazaré e Pederneira é responsável por guiar o grupo em várias ações de voluntariado pelo concelho. A atividade mais recente foi a limpeza da Capela do Monte de São Brás, em colaboração com a Paróquia, onde nove alunos, fora do horário escolar, se reuniram para recolher o lixo ao redor da capela, limpar o chão e recolher objetos degradados nas redondezas. 

As atividades tendem a ter um contacto com a natureza, para proporcionar “experiências em campo… daí o lema do grupo ser ‘aprender vivendo’”, sublinha o padre Moisés Herves, para quem o clube de voluntariado tem como objetivo “dar-lhes mais gosto pela escola e pelos seus projetos de vida, através dos valores da moral católica e experiências pelas quais devem passar, criando-se assim uma balança que lhes permite ver a vida de uma forma mais equilibrada”.

Entretanto, os alunos voluntários já começaram a planear, para o final do 2.º período, uma peregrinação até à cidade de Cáceres, em Espanha, para visitar o santuário histórico de Guadalupe.

Até lá, e de acordo com o padre Moisés Herves, os alunos planeiam “vender bolos, rifas e recorrer a patrocínios”, tudo para que o bilhete seja comprado com o “fruto” do trabalho dos jovens. Uma missão que levam… “com alegria”. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Suburbia: a nova cooperativa de agentes culturais de Alcobaça

Depois de ter nascido há cerca de dois anos, o projeto Suburbia é agora uma cooperativa cultural que,...

Região tem duas dezenas de empresas Cotec

Duas dezenas de empresas da chamada região de Cister foram distinguidas com o estatuto “Inovadora Cotec 2025”, promovida...

Confraria promove obras de conservação no coreto do Largo de Nossa Senhora da Nazaré

A Confraria Nossa Senhora da Nazaré anunciou que estão em curso as obras de conservação do coreto no...

Casa Belita de portas abertas na Sub-Vila na Nazaré há mais de 60 anos

Foi a primeira casa comercial do género a instalar-se na Rua Sub-Vila, na Nazaré, na década de 1960,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!