Domingo, Abril 28, 2024
Domingo, Abril 28, 2024

Escolas de Alcobaça distinguidas em concurso da OesteCIM

Data:

Partilhar artigo:

Três escolas do concelho de Alcobaça foram distinguidas no Concurso de Empreendedorismo nas Escolas, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste. Projetos trabalhados nas escolas EB2/3 Frei Estêvão Martins (Alcobaça), EB1 de Aljubarrota e Externato Cooperativo da Benedita mereceram a distinção.

Três escolas do concelho de Alcobaça foram distinguidas no Concurso de Empreendedorismo nas Escolas, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste. Projetos trabalhados nas escolas EB2/3 Frei Estêvão Martins (Alcobaça), EB1 de Aljubarrota e Externato Cooperativo da Benedita mereceram a distinção.

Alcobaça foi, de resto, o segundo concelho da OesteCIM com mais projetos apresentados (30).

Região de Cister - Assine Já!

Na categoria de 1.º Ciclo, a EB1 de Aljubarrota obteve o 2.º e o 3.º lugares, com os projetos “Sensor Inteligente (um medidor da qualidade do ar) e “Escova de Dentes” (com um sistema de avaliação de higiene oral), respetivamente. A escola recebeu, ainda, Menções Honrosas para os projetos “Codibarra” (uma aplicação para sistemas Android que mede a qualidade saudável dos produtos através do código de barras) e “Dronaques” (um drone de vigilância para prevenir episódios de bullying e outros cenários nas escolas). A EB1 de Aljubarrota foi ainda distinguida como Escola Mais Criativa e Escola Mais Empreendedora.

Na categoria de 3.º ciclo, a EB2/3 Frei Estêvão Martins (Alcobaça) venceu o 1.º lugar com o projeto “Quercubaça”, que aposta na produção de farinha de bolota para diversos usos, maximizando um recurso de grande valor nutricional, biológico e saudável que existe em quantidade nesta região. “A apanha da bolota contribuirá para a preservação dos carvalhais da região e para a sua reflorestação com espécies do género Quercus (carvalhos, sobreiros, azinheiras)”, lê-se no descritivo do projeto que, deste modo, faz eco ao trabalho seminal de Joaquim Vieira Natividade.

Na categoria de ensino secundário, foi distinguido o projeto “Ovipinto – Chocadeira Circular Automatizada”, desenvolvido por alunos do Externato Cooperativo da Benedita, “consiste numa chocadeira circular automatizada, que permite o controlo das variáveis temperatura, humidade e movimentos. A forma da chocadeira é circular. Este aspeto tem vantagens em relação aos equipamentos habituais que são retangulares e o sistema de virar os ovos ocupa muito espaço”, refere o documento submetido ao concurso.

“Estas distinções da OesteCIM enchem de orgulho o Município de Alcobaça, graças ao engenho e proatividade dos jovens alunos do nosso concelho. Este reconhecimento alimenta a nossa esperança para o futuro de Alcobaça, pelo que a Câmara Municipal gostaria de dirigir uma palavra de agradecimento aos alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar que contribuiu para que estes jovens reunissem as condições para projetar as suas ideias de uma forma consistente”, destaca a vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, que fez um périplo pelos estabelecimentos de ensino.

AD Footer

Artigos Relacionados

Faleceu Abílio Figueira, o “Sr. Abílio” para os nazarenos

Faleceu, esta quinta-feira, aos 84 anos, Abílio Figueira, conhecido comerciante da Nazaré e uma figura querida dos nazarenos,...

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!