Terça-feira, Fevereiro 17, 2026
Terça-feira, Fevereiro 17, 2026

Polícia Marítima realiza operação contra pesca de meixão

Data:

Partilhar artigo:

A Polícia Marítima da Nazaré realizou, na madrugada desta quarta-feira, uma operação de combate à pesca ilegal de meixão, no rio Tornada, em Salir do Porto.

A Polícia Marítima da Nazaré realizou, na madrugada desta quarta-feira, uma operação de combate à pesca ilegal de meixão, no rio Tornada, em Salir do Porto, concelho de Caldas da Rainha.

Da operação resultou a detenção de um indíviduo em flagrante delito, adianta fonte da Autoridade Marítima Nacional. Os agentes da autoridade apreenderam, ainda, “diversos apretechos destinados à pesca” de enguia juvenil, mais conhecida por meixão. Os objetos, apelidados de “capinetes”, foram deixados nas margens do rio por “pescadores furtivos” que “se colocaram em fuga” aquando da chegada da Polícia Marítima.

Região de Cister - Assine já!

O pescado apreendido bem como o que se encontrava nos capinetes “foi devolvido ao seu habitat natural”. “Foram largados ao mar largas centenas de exemplares desta espécie”, garante a Autoridade Marítima Nacional.

A enguia europeia consta como espécie protegida na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção pelo que a sua apanha é punida por lei. O meixão tem como destino o mercado espanhol, onde chega a valer várias centenas de euros por quilograma.

Aquela região é favorável à apanha ilegal de meixão e, já em 2015 a GNR ali tinha apreendido 10 quilogramas deste pescado. Também o rio Alcoa é muito procurado pelos pescadores ilegais de meixão.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Mau tempo obriga ao corte de várias vias no concelho de Alcobaça

O mau tempo que se faz sentir no concelho de Alcobaça tem provocado constrangimentos na circulação rodoviária, levando...

Avenida Bernardino Lopes Oliveira encerrada ao trânsito devido ao aluimento de terras e queda de árvores

A Avenida Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, está encerrada ao trânsito devido ao aluimento de terras e...

Autogestão

É impossível ignorar a sensação de que a sociedade civil está sozinha neste país. Tem sido sintomático. É...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!