Um deslizamento de terras, este fim de semana, obstruiu o rio de Paredes da Vitória.
As fortes chuvas dos últimos dias deram trabalho aos bombeiros da região. Uma das ocorrências mais significativas foi um deslizamento de terras que, este fim de semana, obstruiu o rio de Paredes da Vitória.
“A intensa pluviosidade e o facto de as terras estarem mais soltas devido aos incêndios podem explicar o deslizamente de terras”, adianta Nélio Gomes, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pataias. O também responsável pelo gabinete municipal de Proteção Civil garante que, esta segunda-feira, já estão a decorrer os trabalhos para desimpedir o curso de água.
No Vimeiro, a intensa precipitação provocou um deslizamento de terras e a queda de um muro.
As chuvas vieram acompanhadas de ventos fortes que “fizeram cair vários cabos elétricos” na Ribafria e causaram o “desprendimento de chapas de obras” na Benedita.
Apesar destas ocorrências, Nélio Gomes considera que o trabalho dos bombeiros decorreu de “forma natural” e que as “ocorrências são normais”, tendo em conta as condições climatéricas adversas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera mantém o distrito de Leiria sob aviso amarelo devido à agitação marítima, precipitação e ventos fortes. O gabinete municipal de Proteção Civil mantém vários avisos sobre o mau tempo para os próximos dias.