Segunda-feira, Novembro 25, 2024
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Obra do Destacamento da GNR em Alcobaça arranca em 2019

Data:

Partilhar artigo:

Está dado o primeiro passo para a construção do novo quartel do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) na Nova Alcobaça. A obra, reivindicada há vários anos pela Câmara, está avaliada em 1,4 milhões de euros e deverá arrancar no próximo ano.

Está dado o primeiro passo para a construção do novo quartel do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) na Nova Alcobaça. A obra, reivindicada há vários anos pela Câmara, está avaliada em 1,4 milhões de euros e deverá arrancar no próximo ano.
 
Depois de ter sido assinado o protocolo prévio ao contrato interadministrativo este dia 20, pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, pelo presidente da Câmara de Alcobaça e pelo 2.º comandante-geral da GNR, caberá agora à autarquia avançar com o projeto de execução, de acordo “com o programa funcional da GNR”, orçado em 150 mil euros, sendo depois lançado o concurso público para a construção do Destacamento, que se prevê  demorar cerca de seis meses até à adjudicação da obra. O investimento insere-se no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança do Ministério da Administração Interna.
 
Para o presidente da Câmara de Alcobaça, este é “um passo irreversível, porque é um protocolo que anuncia necessariamente o contrato interadministrativo, dando-nos a garantia que os anteriores processos de intenção não nos deram”. “Já há verbas garantidas pelo Estado, ou seja, o Município executa o projeto, por contratação ou meios próprios, e tem a garantia de que o Estado até 150 mil euros paga esse projeto”, explicou o autarca, adjetivando o avanço como “um momento histórico”.
 
“Precisamos de instalações funcionais e as atuais são pouco funcionais”, admitiu aos jornalistas o tenente-general Nunes Fonseca, garantindo que “os meios humanos serão adequados às necessidades e condições do espaço”, mas sem precisar o número de militares que ficarão afetos ao Destacamento. 
 
Por seu turno, recordando que a obra estava sinalizada pela GNR “como uma prioridade”, a governante acredita que “entre o projeto de execução, o lançamento do concurso e o visto do Tribunal de Contas, que é necessário para uma obra com este valor”, a empreitada tenha início no próximo ano. Isabel Oneto aproveitou a vinda a Alcobaça para visitar as atuais instalações do posto territorial da GNR em Alcobaça, integradas no Palácio da Justiça (que inclui a PSP em Alcobaça e o Tribunal), e foi ainda conhecer  o terreno onde será construído o equipamento, localizado atrás da loja da Decathlon.
 
O futuro Destacamento da GNR de Alcobaça vai servir os postos da Benedita, São Martinho do Porto, Pataias, bem como uma parte do concelho da Nazaré, uma vez que o posto territorial de Valado dos Frades ficará também sob jurisdição da nova estrutura.
AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!