Domingo, Setembro 20, 2026
Domingo, Setembro 20, 2026

Peixeira nazarena pintada em mural de restaurante em Paris

Data:

Partilhar artigo:

O que têm em comum Vasco da Gama, Cristóvão Colombo, Infante D. Henrique, Miguel Cervantes, um pescador de bacalhau e uma peixeira da Nazaré? Aparentemente nada, mas o artista plástico Bruno Gaspar juntou-os numa “viagem” pela Península Ibérica, através de uma pintura-mural, que será ostentada numa das paredes de um restaurante de comida portuguesa e espanhola, que vai abrir ainda este mês no centro de Paris, em França. 

O que têm em comum Vasco da Gama, Cristóvão Colombo, Infante D. Henrique, Miguel Cervantes, um pescador de bacalhau e uma peixeira da Nazaré? Aparentemente nada, mas o artista plástico Bruno Gaspar juntou-os numa “viagem” pela Península Ibérica, através de uma pintura-mural, que será ostentada numa das paredes de um restaurante de comida portuguesa e espanhola, que vai abrir ainda este mês no centro de Paris, em França. 

“Estou a dar a minha volta ao mundo. Estive dois anos a viajar pela Ásia e no mês passado decidi percorrer alguns países da Europa para pintar alguns murais. Surgiu a oportunidade de pintar uma fachada em Paris. Por querer mostrar uma viagem pela história da Ibéria acabei por retratar Vasco da Gama, Colombo, Cervantes, Infante D. Henrique e essa senhora que simboliza o lado mais português ligado ao mar e ao povo”, explica Bruno Gaspar, que apesar de ter crescido na Batalha, nasceu em Paris. 

Região de Cister - Assine já!

Bruno Gaspar, que assinou crónicas de viagem para vários jornais e revistas, destacando-se o semanário Sol e o jornal i, foi ainda o mentor do projeto “Pela estrada fora”, uma viagem ao volante de uma Macal. “As minhas viagens preferidas são quando consigo fazer arte durante as estadias nos locais que visito”, conclui.   

O artista plástico conheceu a nazarena, que é presença assídua nos “estindartes” do peixe seco na praia, há três anos, quando fez uma viagem de 10 meses pela costa portuguesa à boleia de barcos, num projeto intitulado “Pela Costa Fora”. “Quando atraquei na Nazaré já a tinha visto na Marginal e acabei por tirar-lhe fotos e fiz alguns desenhos dessas peixeiras”, conta Bruno Gaspar, que acabou por recuperar o retrato da nazarena e pintá-lo na parede do novo espaço francês. O restaurante  “Nullius”,  fica localizado na Rua du temple, bem perto do Centre Pompidou e da Praça da República, no centro de Paris. 

“Esta pintura é o arranque de uma nova fase da minha carreira artística, uma vez que vou continuar a usar os retratos de portugueses que fiz ao longo das minhas viagens em Portugal, para os pintar noutros países… sejam pescadores, lavradores, pessoas dos mercados, quero levar o povo português a par das grandes figura da nossa história pelo mundo”, adianta o cronista de viagens, que diz estar agora a pintar sobre o que viu nas viagens. “Agora vou pintar mais murais em França, na Suíça e no Japão, esperando fazer alguns em Portugal. Talvez ela volte a ser pintada”, confessa o artista. A escolha do retrato da peixeira nazarena é facilmente justificada: “gostei do olhar dela. Imaginei as marés que aqueles olhos já viram… é um olhar muito profundo e comovente. É um mar de vida”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Forte de São Miguel Arcanjo acolhe encontro da Turismo Centro de Portugal com jornalistas

O Forte de São Miguel Arcanjo recebe, no próximo dia 21 de setembro, um encontro com a imprensa...

Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré contou com 80 mil pessoas

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, que este ano voltaram ao Terreiro, no Sítio da...

Confraria quer criar rede mundial de devoção mariana

A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré quer criar uma rede internacional que aproxime os mais de 400...

Valter Rodrigues é o novo coordenador da Iniciativa Liberal no concelho

O Núcleo Territorial de Alcobaça da Iniciativa Liberal (IL) realizou, no sábado passado, as eleições internas, das quais...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!