Domingo, Outubro 26, 2025
Domingo, Outubro 26, 2025

IP garante lançar concurso para troço do IC2 até final do ano

Data:

Partilhar artigo:

A Infraestruturas de Portugal (IP) prevê lançar ainda este ano o concurso público para execução da empreitada de beneficiação do troço do Itinerário Complementar 2 (IC2) entre Asseiceira (Rio Maior) e Freires (Benedita).

A Infraestruturas de Portugal (IP) prevê lançar ainda este ano o concurso público para execução da empreitada de beneficiação do troço do Itinerário Complementar 2 (IC2) entre Asseiceira (Rio Maior) e Freires (Benedita). 

Na sequência da realização de uma marcha lenta na manhã desta sexta-feira no IC2, entre Benedita e Aveiras, a IP explicou, em comunicado, que a obra tem um preço base de 7,5 milhões de euros e um prazo de execução de 450 dias, tratando-se de uma intervenção que atravessa os concelhos de Rio Maior e Alcobaça, numa extensão total de cerca de 20,3 quilómetros.

Região de Cister - Assine já!

Está prevista a realização da reabilitação integral do pavimento, o reforço e reabilitação do sistema de Sinalização (horizontal e vertical), dos equipamentos de Segurança da estrada e do sistema de Guiamento e Balizagem, a beneficiação global do sistema de Drenagem da via e a reformulação de cinco interseções de nível, com construção de rotundas.

A IP comprometeu-se, ainda, “a promover a realização de trabalhos pontuais de conservação do pavimento no âmbito do Contrato de Conservação Corrente, de forma a mitigar os problemas de sinistralidade que ali se têm registado”, até a obra ter início.

O lançamento do concurso foi inicialmente anunciado em 2015 e depois em 2018, o que não aconteceu. A nova data anunciada deixa, por isso, muitas dúvidas aos utentes, que reclamam por obras “já”.

A marcha lenta no IC2 obrigou centenas de veículos a percorrerem lentamente o troço de 40 quilómetros, que normalmente é percorrido em 40 minutos e que, devido ao protesto, demorou nesta manhã aproximadamente duas horas. “Obras no IC2 Já”, “Estrada da vergonha” foram algumas das mensagens afixadas nos vidros de carros e camiões que aderiram à marcha lenta, pedindo “stop aos acidentes, mortes, feridos e danos nas viaturas”. Foram também colocadas coroas de flores em homenagem a todos os que perderam a vida neste troço do IC2. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Ocean Adventures redefine turismo de luxo na região

Inspirada pela música, pelo oceano e pelas montanhas, a Ocean Adventures está a redefinir o turismo de luxo...

Andebol de Praia: Nazaré BHT faz história e sagra-se campeão europeu

Foram os próprios andebolistas a custear as deslocações até à ilha de Porto Santo, contudo, acabaram a… ganhar...

Alcobaça coroou campeões da Taça da Liga de Skate

Mariana Simão, no Open Pro feminino, Madu Teixeira, no Open Pro masculino, João Almeida, no Open adaptado, e...

Renovadas entradas de Alcobaça com sinalética alusiva à Terra de Paixão

As entradas da cidade de Alcobaça têm agora uma nova imagem, com a substituição dos antigos totens por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!