Terça-feira, Maio 6, 2025
Terça-feira, Maio 6, 2025

Trupêgo dá vida ao teatro em Porto de Mós há uma década

Data:

Partilhar artigo:

O grupo de teatro Trupêgo nasceu há 11 anos e, desde então, o concelho de Porto de Mós não fica indiferente às aventuras e desventuras levadas a palco pelo grupo de atores “que ama brincar com o imaginário e fazer sorrir o público”.

O grupo de teatro Trupêgo nasceu há 11 anos e, desde então, o concelho de Porto de Mós não fica indiferente às aventuras e desventuras levadas a palco pelo grupo de atores “que ama brincar com o imaginário e fazer sorrir o público”.

Tudo começou com um curso promovido pela Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, que teve como um dos formadores Vitória Condeço, atriz profissional, do grupo de teatro O Nariz, de Leiria. “Após três meses de formação e de um espetáculo de apresentação, surgiu a ideia de dar continuidade ao projeto”, recorda António Almeida, sócio-fundador do Trupêgo e um dos rostos do elenco. “Confesso que a sugestão encheu-me de felicidade”, acrescenta.

Região de Cister - Assine Já!

Com dezenas de peças no reportório e “apesar dos altos e baixos, que fazem parte de qualquer entidade”, António Almeida descreve o grupo de teatro como um “local de lazer, que reúne amigos e até familiares”. “Temos atores entre os 13 e os 68 anos. Há amigos que trazem amigos e até uma mãe que partilha o palco com os dois filhos”, revela ao REGIÃO DE CISTER. Para participar desta atividade, não é necessária experiência ou enfrentar um casting. Segundo o fundador, “o único pré-requisito é gostar de viver histórias diferentes e disponibilidade para marcar presença nos ensaios que decorrem no Fórum Cultural de Porto de Mós e que variam de acordo com a agenda do Trupêgo”. 

Além de encenar peças de reconhecidos autores portugueses e brasileiros, o grupo já apostou em criações de António Almeida, que recorre ao “estatuto de reformado para explorar várias formas de arte e arriscar no palcos e na escrita”.

O grupo completou no ano passado uma década de atividade, e para assinalar a efeméride lançou o livro “10 Anos Trupêgo”. ”São quase 200 páginas, com fotografias para ilustrar o percurso do grupo, no qual se dá a conhecer os seus elementos, as peças apresentadas e outras representações em que esteve envolvido com fins didáticos e/ou de recriação histórica”, sublinha António Almeida, que sonha lançar um segundo livro no âmbito das comemorações dos 20 anos.

Enquanto prepara novas peças para o ano que se avizinha, o Trupêgo está também em ensaios para o 8.º Concerto de Natal, evento em parceria com a Banda Recreativa Portomosense e Coral Vila Forte, e que já é uma tradição no concelho. “Mais que um grupo de teatro, é um orgulho para o Trupêgo ser um local de confraternização para a comunidade. Porto de Mós pode orgulhar-se de ter uma cultura teatral e uma comunidade interessada e participativa”, nota.

AD Footer

Artigos Relacionados

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Seu Jorge dá concerto em Alcobaça em agosto

Seu Jorge está de regresso a Portugal e tem passagem marcada por Alcobaça no próximo dia 9 de...

Futsal: CRP Ribafria conquista Divisão de Honra

O CRP Ribafria celebrou a inédita conquista da Divisão de Honra depois de ter beneficiado da derrota do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!