Depois de ter levado o projeto “Museu na Aldeia” ao Casal de Santo António, no ano passado, a Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), de Leiria, regressa à freguesia de São Bento com novas propostas artísticas direcionadas à população mais velha.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Palco em Casa” chega já hoje à localidade de Pia Carneira e apresenta, até ao próximo mês de fevereiro, três “mini concertos” ao domicílio que vão também cruzar outras artes, como a dança ou as artes plásticas. Através desta iniciativa, as pessoas idosas identificadas através de uma rede de parceiros vão receber em suas casas pequenos espetáculos, totalmente gratuitos, com intérpretes e programas à sua escolha, podendo convidar familiares e vizinhos para assistir às atuações.
Maria Graciete Louro é a primeira anfitriã e vai receber em sua casa “Compassos de História”, uma performance artística que alia a música à literatura e que vai reunir os músicos Carmo O’neill (voz) e Sérgio Cardoso (guitarra e alaúde) e a contadora de histórias Liliana Gonçalves.
“Aguarela sobre seda” é o tema da segunda atuação que chega a casa de Carminda Costa Santos, no dia 11 do próximo mês de janeiro, e que junta a música e as artes plásticas num espetáculo protagonizado pelo japonês Yumiko Ishizuka (piano, satério e voz) e pela artista plástica Dina Fonseca.
“Alió Bailando com o Fole”, a terceira e última apresentação deste primeiro ciclo do “Palco em Casa” na região, está agendada para o dia 8 de fevereiro e será recebida em casa de Ramiro Lourenço da Silva. O espetáculo vai ser interpretado pela bailarina bielorrussa Inesa Markava e pelo acordeonista Pedro Santos.
Dando continuidade aos projetos “Museu na Aldeia” e “Há Música na Aldeia”, “Palco em Casa” pretende levar a cultura a aqueles que se encontram em territórios menos populosos e mais afastados dos centros urbanos, de forma a “potenciar a sua qualidade de vida através da integração social, num ambiente familiar, mantendo a sua identidade social e significado de vida, em casa.
“O Palco em Casa baseia-se no acreditar que a Arte é de Todos e para Todos, e que esta, devido ao seu grande potencial, poderá ser capaz de transformar pessoas e mentalidades”, sublinha a SAMP, através de um comunicado.
No âmbito da 4.ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da região Centro, o projeto “Palco em Casa” foi o vencedor na categoria “Vida+”, que pretende “distinguir o seu dinamismo, inovação e criatividade na melhoria da qualidade de vida e na promoção do envelhecimento ativo dos idosos visados”.
O projeto culmina com a realização de um documentário que será apresentado à comunidade e também com a apresentação de um concerto da Banda Filarmónica SAMP e da Banda Filarmónica Pedroguense. A iniciativa envolve diversas autarquias locais e conta com o apoio do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto.