1 ponto (apenas 1!) na receção ao Entroncamento no próximo dia 27 de maio (21 horas) garante, de imediato, o regresso do HC Turquel à 1.ª Divisão Nacional, fazendo a festa uma temporada depois de ter sido despromovido. E pode nem ser preciso, mas para que isso aconteça o Candelária e a Biblioteca não podem pontuar ante Juventude Salesiana e Alenquer, respetivamente. Expliquemos.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Os Brutos dos Queixos venceram na deslocação ao reduto da AD Oeiras (7-6), em jogo da 24.ª e antepenúltima jornada, disputado na tarde do passado sábado, e beneficiaram da derrota do Candelária no terreno da equipa secundária do Benfica (2-4) para ficarem com seis pontos de vantagem na liderança da Zona Sul da 2.ª Divisão Nacional e, consequentemente, a apenas 1 ponto de carimbar o tão desejado regresso à elite. Os turquelenses têm, para isso, dois ‘match points’ para o conseguir, sendo que, caso não atinja o objetivo principal na próxima ronda, terá nova oportunidade na derradeira jornada, em que fará uma curta deslocação até… Valado dos Frades, para defrontar a Biblioteca.
De resto, no passado dia 20, a equipa de Guillem Pérez chegou ao intervalo a vencer por 5-4, através dos tentos de Salvador André (2), Tiago Mateus (2) e Tiago Silva. Na etapa complementar, o conjunto de Turquel permitiu a reviravolta, mas, galvanizado pela forte falange de apoio que se deslocou até Oeiras, selou nova cambalhota no marcador, com golos de Daniel Passos e de Vasco Luís, alcançando um resultado que poderá vir a ser absolutamente decisivo para o desfecho do campeonato.
Todavia, e porque na região de Cister o hóquei em patins está bem representado, eis que a Biblioteca, que se tem mantido sempre “discreta” na luta pelos lugares cimeiros, surge… na luta. É que a turma de Fábio Barqueiro venceu na receção ao HC Sintra (6-3) e subiu ao pódio da tabela classificativa, com os mesmos 52 pontos do que os açorianos do Candelária.
Ora, feitas as contas, os valadenses continuam a ter uma palavra a dizer na luta pela conquista da Zona Sul – ainda recebem o líder HC Turquel –, mas, sobretudo, na luta pelo playoff de promoção, o que, a suceder-se, será inédito.