A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), de Alcobaça, engalanou-se, na manhã da passada sexta-feira, para receber uma comitiva do Governo, liderada pelo secretário de Estado da Educação.
Este conteúdo é apenas para assinantes
António Leite fez questão de deslocar-se às instalações da escola profissional para assinalar o início do ano letivo e, além de todos os elogios que fizeram parte do discurso na sessão solene, também à margem, em conversa com a comunicação social, elevou o trabalho realizado naquele estabelecimento de ensino do concelho de Alcobaça. “A Epadrc parece ser uma escola que faz pessoas felizes e isso é importante. O ensino profissional, especificamente na área agrícola, é um setor onde teremos de apostar fortemente. A agricultura é tão dependente do conhecimento e necessita tanto de pessoas a saberem cada vez mais como qualquer uma outra área. Sem agricultura não viveremos seguramente”, assinalou.
E a presença de altas patentes do Estado deixou a diretora da Epadrc satisfeita, que aproveitou também para deixar alguns pedidos. “A visita do senhor secretário de Estado da Educação à Epadrc é um sinal muito positivo, pela pertinência e pela valorização do ensino profissional. A formação que se faz na área agrícola é fundamental”, notou Paula Malojo.
Ainda de acordo com a docente, a presença desta comitiva de peso demonstra bem a atenção que está a ser dada ao ensino profissional”. Anunciando que há “uma lista infindável de pedidos ao Governo”, Paulo Malojo não se coibiu de elencar duas prioridades para os próximos tempos: “Precisamos de assistentes operacionais afetos à exploração agrícola para gerir o nosso parque animal, que é enorme. Além disso, também a questão das instalações da escola é fundamental, nomeadamente o aumento do número de salas de aula, seja pela via da recuperação de edifícios ou da construção.”
Sobre esta matéria, o secretário de Estado da Educação respondeu da seguinte forma: “Este sinal de hoje estarmos numa escola agrícola é, creio eu, um compromisso da nossa parte de que é preciso fazer mais e melhor”.
A visita de António Leite à Epadrc motivou também a presença do presidente da Câmara de Alcobaça, que fez questão de sublinhar que a escola profissional merece continuar a ser apoiada por todo o trabalho que faz e pelo historial que tem. “A educação é algo que nos diz muito, somos uma terra de paixão pela educação. A Epadrc não passou para as delegações de competências do município, como até gostava, mas a despesa que temos é algo que nos orgulha. Tudo faremos para continuar a ajudar e a valorizar este espaço tão importante para o concelho. Temos de continuar a dar todas as condições aos nossos jovens”, admitiu Hermínio Rodrigues, que elogiou também o “trabalho magnífico da professora Paula Malojo”.
Refira-se que a Epadrc tem, este ano, 141 alunos inscritos, registando uma subida que já não acontecia desde o ano letivo 2018/2019.