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“A Hora dos SuperQuinas” chegou no início deste mês a algumas escolas do ensino básico dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós. O projeto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) quer desenvolver as competências motoras das crianças do 1.º ciclo através de uma oferta de atividade física e desportiva (entre 1 hora a 2 horas semanais), no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
A cada instituição foram – ou vão ser ainda – entregues kits, compostos por um saco de treino, 11 bolas mágicas, 12 bolas de ténis, 16 coletes, seis raquetes, 40 cones sinalizadores, seis arcos, seis cordas, oito cones e seis bolas de ténis de espuma, material que servirá para melhorar a oferta nas aulas de Educação Física, mas também nas Atividades de Enriquecimento Curricular no âmbito da atividade física.
O projeto “A Hora dos SuperQuinas” arrancou numa primeira fase em cerca de 300 estabelecimentos escolares do ensino básico de todos os distritos e regiões do país. No concelho de Porto de Mós, o projeto abrange a EB1/JI Mira de Aire Nº 2 e o Centro Escolar das Pedreiras. No concelho de Alcobaça fazem parte do projeto o Centro Escolar de Alcobaça e a EB1/JI Pataias e na Nazaré estão envolvidos os centros escolares da Nazaré, Valado dos Frades e Famalicão. Perspetiva-se, assim, até final deste mês, cada escola receba os kits, permitindo melhorar as condições de prática desportiva.
“Apesar de ser um programa da Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as 22 associações distritais de futebol, o objetivo do projeto é a promoção da atividade física e do desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável e dos valores positivos associados ao desporto, bem como, a sensibilização para temas chave como a nutrição e o sono”, adianta a FPF, numa nota pública.
De forma a preparar os professores para o projeto “A Hora das Quintas” têm sido dinamizadas formações nos diferentes pontos do país, coordenadas pelas gestoras de projeto distrital. No passado dia 30 de setembro foi dinamizada uma formação na Cidade do Futebol, em Oeiras, que contou com professores de vários distritos, coordenada pela equipa científica da FPF, composta pelos professores Carlos Neto, André Seabra, José Guilherme Oliveira, Júlio Costa, Rita Cordovil, Sara Santos e Susana Vale. Naquela sessão, foram abordadas as temáticas elencadas e fornecidas informações relevantes e de apoio para a implementação do projeto junto dos docentes.
Além da ligação da entidade organizadora aos municípios e às instituições de ensino, também os clubes poderão vir a ter um “papel” no projeto, nomeadamente com a demonstração das várias modalidades que as crianças podem praticar.
De acordo com os dados recolhidos após a conclusão da primeira edição do projeto, que podem ser consultados no Portugal Football Observatory, estima-se que entre janeiro e março deste ano, o projeto aumentou a competência motora das crianças envolvidas em 48%.
Na presente edição da iniciativa de âmbito nacional, as perspetivas são de que este número seja muito superior. A bem da melhoria da qualidade da saúde e, consequentemente, da vida das crianças.